Maria Beltrame

Mãe questiona merenda em creche

De acordo com ela, as crianças estariam recebendo maçã e leite em pouca quantidade

Da Redação
14/04/2022 às 07:37.
Atualizado em 14/04/2022 às 07:40
Mãe questiona merenda da creche Maria Beltrame (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

Mãe questiona merenda da creche Maria Beltrame (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)

Uma das mães que têm filha na creche Maria Beltrame, localizada no bairro São Mateus, disse nesta semana que ficou com "vontade de chorar" quando viu o café matinal que seria servido para as crianças atendidas na instituição. Ela disse que estão recebendo maçã e leite no café da manhã e lanche da tarde.

"Na realidade são pequenas maçãs partidas em três pedaços divididos entre elas. A quantidade que eu vi num recipiente era pequena para atender a todas as crianças", comentou.

Ela conversou com a sua filha e ficou sabendo que menina come pedaço de maçã e um pouco de leite na caneca. "Eu dou café para minha filha antes de levá-la para a creche, mas infelizmente conheço diversas famílias que são carentes, e a alimentação principal se faria justamente na creche, então a criança em período integral fica com fome", observou.

Ela se atentou para o fato quando viu uma postagem nas redes sociais sobre a merenda na creche de Santa Fé. Decidiu averiguar o que estava acontecendo. "Hoje (terça-feira) eu vi pessoalmente a quantidade tão pequena de alimentos que tem para as crianças, e como mãe me deu vontade de chorar", desabafou.

Pelo WhatsApp, começou a alertar os pais que, por sua vez, teriam enviado mensagens para a prefeitura por meio do 156, de acordo com ela. Ficou sabendo depois que, naquele dia, perto do horário do almoço, chegaram pães na escola.

Resposta da Prefeitura

O cardápio e o porcionamento das refeições é feito conforme as recomendações energéticas e nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo ofertadas duas refeições aos alunos de período parcial (desjejum e almoço para o período da manhã; lanche da tarde e jantar para o período da tarde) e quatro refeições aos alunos de período integral (café da manhã, almoço, lanche e jantar). Vale ressaltar que, mesmo com o porcionamento, conforme capacidade gástrica e fase de desenvolvimento de cada faixa etária, não há restrição quanto à repetição dos alunos, ou seja, caso o aluno queira repetir algum alimento ou preparação que esteja sendo ofertada, poderá fazê-lo.

Quanto à unidade especificamente, em contato com a direção, informaram que os alunos têm se alimentado normalmente, não havendo falta de alimentos ou preparações.

Atualmente, Piracicaba possui 84 unidades de ensino infantil (entre EMEI e EMEIF) que atendem aproximadamente 18 mil alunos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por