O lucro líquido do grupo espanhol de energia Naturgy caiu em torno de 44% no primeiro semestre, a 334 milhões de euros, devido à queda na demanda e nos preços de gás e eletricidade por causa da pandemia de coronavírus
O lucro líquido do grupo espanhol de energia Naturgy caiu em torno de 44% no primeiro semestre, a 334 milhões de euros, devido à queda na demanda e nos preços de gás e eletricidade por causa da pandemia de coronavírus.
"A crise econômica se refletiu no setor de energia na forma de uma menor demanda de gás e eletricidade na Espanha e na América Latina, de um cenário mais desafiador no mercado internacional de GNL (gás natural liquefeito) e de uma desvalorização da moeda em países-chave da América Latina", como Brasil e Argentina, especifica o comunicado da Naturgy.
A antiga Gás Natural Fenosa, renomeada como Naturgy em 2018, tem forte presença no México, Brasil, Chile, Argentina e Peru.
Na Espanha, a demanda por energia elétrica e gás caiu 8,5% e 9,7%, respectivamente, no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2019.
Em consequência, o volume de negócios se viu reduzido em cerca de 25%, para 8,78 bilhões de euros.
Os resultados também sofreram a queda da remuneração na distribuição de energia elétrica, bem como a redução da capacidade do gasoduto EMPL (Europe Maghreb Pipeline Limited), que conecta a Argélia à península Ibérica, passando pelo Marrocos. A Naturgy é proprietária de 49% de suas ações.
emi/du/mg/zm/tt
Gas Natural Fenosa