O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, lançou nesta quinta-feira(26) um "guia ético", documento não obrigatório com o qual busca a "transformação" do país, para acabar com a corrupção e para que os cidadãos alcancem a "felicidade"
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, lançou nesta quinta-feira(26) um "guia ético", documento não obrigatório com o qual busca a "transformação" do país, para acabar com a corrupção e para que os cidadãos alcancem a "felicidade".
O chamado "guia ético para a transformação do México" foi elaborado por um grupo interdisciplinar e contém 20 pontos que expõem preceitos filosóficos, morais e espirituais.
"A crise no México não é apenas econômica, mas uma crise de perda de valores culturais, morais e espirituais", disse o presidente esquerdista em sua entrevista coletiva matinal.
Segundo López Obrador, o México enfrenta um "processo de degradação da vida pública" e este documento ajudará a revertê-lo.
López Obrador costuma fazer referências morais e religiosas em seus pronunciamentos, algo incomum na esfera política mexicana devido ao sistema laico do Estado.
Jesús Ramírez, porta-voz do presidente e que participou da elaboração do documento, disse que "não é uma lei", mas uma referência que pode ser seguida à vontade e sujeita ao debate.
Oito milhões de cópias foram impressas para distribuição entre mexicanos adultos "que, se desejarem, podem transmitir aos seus filhos e netos", disse o presidente.
sem/rsr/jc