O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na sexta-feira a transformação da antiga basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, em uma mesquita depois que um tribunal revogou o status de museu dessa atração turística de Istambul
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na sexta-feira a transformação da antiga basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, em uma mesquita depois que um tribunal revogou o status de museu dessa atração turística de Istambul.
Hagia Sophia, importante obra arquitetônica construída no século VI pelos bizantinos, está incluída na lista de patrimônio mundial da Unesco.
Os otomanos a converteram em mesquita após a tomada de Constantinopla em 1453 e o líder da jovem república turca Mustafa Kemal a transformou em museu em 1934, com a intenção de "oferecê-la à Humanidade".
Da Síria à Espanha, passando pelo Chipre, veja alguns exemplos emblemáticos de locais de culto reconvertidos, em mesquitas ou igrejas, ao longo dos séculos.
A mesquita-catedral de Córdoba, na Andaluzia (sul), incluída desde 1984 no patrimônio mundial da UNESCO, foi construída pelos emires e califas omíadas entre os séculos VIII e XI no local de uma basílica cristã.
Os muçulmanos conquistaram a maior parte da Península Ibérica no século VIII e a mesquita era o principal local de culto do Islã no Ocidente. Depois que o rei católico Ferdinand III reconquistou a cidade em 1236, tornou-se uma igreja.
Localizada no norte de Nicósia, a mesquita de Selimiye era originalmente uma catedral católica gótica. A catedral de Santa Sofia foi construída no século XIII, depois que os cruzados conquistaram Chipre.
Foi convertida em mesquita após a conquista de Nicósia pelos otomanos em 1570.
A catedral gótica de São Nicolau, erguida em Famagusta, no leste da ilha, no início do século XIV, sofreu o mesmo destino em 1571, tornando-se a mesquita de Lala Mustafa Pasha.
A igreja ortodoxa siríaca de Santo Efrém em Mossul, de más de 1.800 anos, foi convertida em mesquita pelo grupo Estado Islâmico em 2014 até que os jihadistas foram expulsos da cidade três anos mais tarde.
A grande mesquita de Nablus, na Cisjordânia, era originalmente uma igreja, construída pelo imperador Justiniano no século VI. Foi transformada em mesquita e posteriormente reconvertida em uma igreja pelos cruzados.
Em 1186, os aiúbidas a converteram novamente em uma mesquita.
Al Jadra, a mesquita verde, foi construída na cidade palestina, no local onde Jacó chorou por seu filho José, segundo a tradição. Os cruzados a transformaram em uma igreja e tornou-se uma mesquita novamente em 1187.