O Liverpool, que já tinha a classificação para as oitavas de final assegurada e como o primeiro da chave, e o dinamarquês Midtjylland, eliminado, empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira no fechamento do grupo D da Liga dos Campeões
O Liverpool, que já tinha a classificação para as oitavas de final assegurada e como o primeiro da chave, e o dinamarquês Midtjylland, eliminado, empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira no fechamento do grupo D da Liga dos Campeões.
Com um time repleto de novidades, o egípcio Mohamed Salah abriu para os "Reds" assim que o jogo começou, no primeiro minuto, e Alexander Scholz empatou para o time da casa convertendo um pênalti no segundo tempo (62).
O Liverpool terminou em primeiro do grupo com 13 pontos, à frente do Atalanta, com 11, que conseguiu sua vaga após derrotar o Ajax em Amsterdã por 1 a 0 com um gol do colombiano Luis Muriel.
Jurgen Klopp fez oito alterações em relação ao time que goleou o Wolverhampton por 4 a 0 no domingo.
No entanto, surpreendentemente devido às inúmeras reclamações do alemão sobre a carga de trabalho de seus jogadores e um calendário sobrecarregado em dezembro, ele manteve Fabinho na zaga e Salah na frente.
O egípcio teve um impacto imediato quando aproveitou um passe errado de Scholz para trás e correu para tocar na saída do goleiro.
Salah ainda teve dois gols evitados por Jesper Hansen. E Divock Origi também perdeu uma grande chance de ampliar para o Liverpool.
Mas a substituição de Fabinho no intervalo com o objetivo de poupá-lo acabou trazendo alguns problemas para a jovem defesa do Liverpool.
Klopp colocou em campo Billy Koumetio, de 18 anos, que se tornou o jogador mais jovem do Liverpool na Liga dos Campeões, ao lado de Rhys Williams, de 19 anos, na zaga central.
Isso ficou claro quando Sory Kaba acertou um chute na trave após um vacilo de Koumetio no início do segundo tempo.
A pressão de Midtjylland acabou sendo recompensada com a penalidade, mas somente após a primeira de uma série de longas análises do VAR.
Anders Dreyer foi derrubado pelo goleiro Caoimhin Kelleher no momento em que avançava para o gol, mas o impedimento foi apontado. Depois de analisar o incidente no monitor do campo, o árbitro francês François Letexier apontou para a marca e Scholz cobrou o pênalti rasteiro longe do alcance de Kelleher.
Klopp recorreu à experiência de Andy Robertson, Jordan Henderson, Roberto Firmino e Sadio Mane após o intervalo para restaurar o controle e Henderson evitou que Evander garantisse a vitória para o Midtjylland.
mcd/iga/aam