INTERNACIONAL

Libertadores retorna em meio a uma pandemia implacável na América do Su

Em meio ao panorama preocupante da América do Sul com a pandemia de covid-19, a Copa Libertadores 2020, suspensa em março, será retomada nesta terça-feira sob um rígido protocolo de saúde elaborado pela Conmebol, com casos positivos em alguns clubes e nenhum público no estádios

AFP
14/09/2020 às 13:02.
Atualizado em 25/03/2022 às 02:01

Em meio ao panorama preocupante da América do Sul com a pandemia de covid-19, a Copa Libertadores 2020, suspensa em março, será retomada nesta terça-feira sob um rígido protocolo de saúde elaborado pela Conmebol, com casos positivos em alguns clubes e nenhum público no estádios.

O surgimento do coronavírus na região no final de fevereiro alterou abruptamente o cotidiano dos dez países sul-americanos, e o futebol não escapou da nova realidade exigida pela onda brutal de mortes e infecções.

Seis meses após a interrupção do torneio, a Conmebol retoma a fase de grupos da Libertadores na terceira rodada com um calendário adaptado ao cenário imposto pela pandemia.

O rigoroso protocolo sanitário criado pela entidade que rege o futebol sul-americano, aprovado pelos governos da região, contempla, entre tantas e diversas medidas, a entrada de clubes sem quarentena aos países por apenas 72 horas, testes constantes de covid-19 em todos os envolvidos em jogos e estádios sem torcedores.

Mas a agressividade do coronavírus pode voltar a atacar a Libertadores: nove clubes, incluindo o atual campeão Flamengo, e os argentinos River Plate e Boca Juniors, registraram casos positivos durante a quarentena desde o final de julho.

O Boca, que busca seu sétimo título para se igualar ao compatriota Independiente como o maior vencedor da competição, registrou um surto no final de agosto que afetou 18 jogadores e 10 membros da equipe.

Até o momento, todos os seus jogadores se recuperaram e receberam alta médica para continuar treinando.

O paraguaio Libertad, adversário do Boca Juniors na quinta-feira em Assunção, confirmou na semanda passada o caso de um jogador infectado.

Já o River Plate, atual vice-campeão do torneio, relatou ma sexta-feira o caso positivo do zagueiro Milton Casco, que está em isolamento apesar de não apresentar sintomas.

A terceira rodada da fase de grupos terá 16 jogos, realizados entre terça e quinta.

Pelo Grupo A, o atual campeão Flamengo, agora sob o comando do espanhol Domenec Torrent que substitui o bem-sucedido técnico português Jorge Jesús, vai enfrentar fora de casa o equatoriano Independiente del Valle, na quinta-feira, no reencontro entre os finalistas da Recopa Sul-Americana, vencida em fevereiro pelo Rubro-Negro.

No mesmo dia, o São Paulo recebe o River Plate, pelo Grupo D, enquanto o peruano Binacional encara o Liga de Quito nesta terça-feira em Lima, por uma chave onde todos estão empatados com 3 pontos.

Já o Libertad, sob o comando Ramón Díaz, encara em casa o Boca Juniors, na quinta-feira em Assunção, pelo Grupo H.

O Internacional, líder do Campeonato Brasileiro e do Grupo E da competição sul-americana, pega o colombiano América de Cali nesta quarta-feira, no Beira-Rio, .

-- Partidas desta semana da terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2020:

Grupo A

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por