O Bayer Leverkusen, que em meados de dezembro era líder da Bundesliga, foi eliminado pelo modesto Rot-Weiss Essen (da 4ª divisão), que venceu por 2 a 1 no segundo tempo da prorrogação, nesta terça-feira nas oitavas de final
O Bayer Leverkusen, que em meados de dezembro era líder da Bundesliga, foi eliminado pelo modesto Rot-Weiss Essen (da 4ª divisão), que venceu por 2 a 1 no segundo tempo da prorrogação, nesta terça-feira nas oitavas de final.
O RW Essen já havia surpreendido ao levar o jogo para a prorrogação, mantendo o empate em 0 a 0 ao final dos noventa minutos regulamentares.
O jamaicano Leon Bailey colocou o Bayer Leverkusen na frente no minuto 105, mas o Essen, uma equipe da mesma região, virou em seguida com gols de Oguzhan Kefkir (109) e Simon Engelmann (117), proporcionando assim a primeira grande surpresa desta fase.
A eliminação do Bayer Leverkusen deixa a DFB Pokal sem seu atual vice-campeão. Na final da edição 2019-2020, o time foi derrotado pelo Bayern de Munique (4-2), também já eliminado.
O Rot-Weiss Essen é um clube tradicional que vive um momento difícil e tem em sua galeria um título de Copa da Alemanha, conquistada no longínquo ano de 1953. Décadas depois chegou à final, em 1994, quando perdeu para o Werder Bremen.
Já o Borussia Dortmund levou um susto diante do Paderborn (da segunda divisão), mas conseguiu chegar às quartas de final.
O time aurinegro saiu na frente no início da partida com gols de Emre Can (6) e do inglês Jadon Sancho (16), mas acabou pecando no excesso de confiança.
Julian Justvan diminuiu aos 79 e Prince Osei Oswusu (90 + 7 de pênalti) forçou a prorrogação.
Nela, o norueguês Erling Haaland, que havia tido um gol anulado pouco antes (90 + 5, nos acréscimos), garantiu a vitória ao marcar no quinto minuto da prorrogação (95).
O Werder Bremen também jogou contra um time da segunda divisão, mas no caso dele não teve tantas complicações, e bateu o Greuther Fürth por 2 a 0, com gols de Kevin Moehwald (12) e Felix Agu (73).
Também nesta terça-feira, o Holstein Kiel, carrasco do Bayern de Munique na fase anterior, avançou às quartas de final ao vencer o Darmstadt na disputa de pênaltis (7-6 após um empate em 1-1), em um duelo entre duas equipes da segunda divisão.
Outros quatro jogos das oitavas serão disputados nesta quarta-feira.
O RB Leipzig, segundo colocado na Bundesliga, recebe o Bochum (2ª divisão).
Dois dos confrontos são 100% entre equipes da primeira divisão: Wolfsburg-Schalke 04 e Stuttgart-Borussia Mönchengladbach.
O outro jogo das oitavas, marcado para quarta, é entre Colônia e Regensburg (da 2ª divisão).