INTERNACIONAL

Johnson e presidente da Comissão Europeia conversaram sobre o Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversaram por telefone na segunda-feira sobre as negociações comerciais pós-Brexit, estagnadas particularmente a respeito da pesca, informou nesta terça-feira uma fonte europeia

AFP
22/12/2020 às 09:19.
Atualizado em 24/03/2022 às 00:00

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, conversaram por telefone na segunda-feira sobre as negociações comerciais pós-Brexit, estagnadas particularmente a respeito da pesca, informou nesta terça-feira uma fonte europeia.

Os dois conversaram sobre a crise de saúde, agravada no Reino Unido pela detecção de uma mutação do coronavírus que provocou o fechamento de fronteiras por parte de dezenas de países e paralisou o tráfego de mercadorias com a vizinha França.

O Reino Unido, que abandonou oficialmente a União Europeia (UE) em 31 de janeiro, cortará definitivamente os laços com o bloco em 31 de dezembro.

Apesar do pouco tempo restante, britânicos e europeus ainda não alcançaram um acordo comercial que flexibilize as consequências da ruptura.

As negociações, que segundo várias fontes registraram alguns avanços nos últimos dias de intensos contatos em Bruxelas, continuam bloqueadas ante a exigência europeia de poder continuar pescando nas ricas águas britânicas.

O Reino Unido insiste em "recuperar o controle de sua pesca" após o fim do período de transição pós-Brexit em 31 de dezembro.

Esta negociação foi ofuscada, no entanto, pelo caos provocado nos transportes de mercadorias após a detecção na Inglaterra de uma nova variante do coronavírus mais contagiosa que as anteriores.

fmi-acc/bl/fp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por