Tanques israelenses bombardearam nesta segunda-feira alvos do movimento islamita Hamas na Faixa de Gaza, em represália pelos lançamentos de foguetes e balões incendiários contra o sul de Israel a partir deste território palestino
Tanques israelenses bombardearam nesta segunda-feira alvos do movimento islamita Hamas na Faixa de Gaza, em represália pelos lançamentos de foguetes e balões incendiários contra o sul de Israel a partir deste território palestino.
"Os tanques dispararam contra postos de observação que pertencem à organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza", afirmou o exército em um comunicado.
O Hamas controla a Faixa de Gaza.
O exército também afirmou que, além dos ataques com foguetes e lançamentos de balões incendiários, dezenas de pessoas "provocaram distúrbios ao longo da barreira de segurança da Faixa de Gaza".
Até o momento não foram divulgadas informações sobre eventuais vítimas.
No domingo, o exército israelense fechou a zona de pesca de Gaza e também bombardeou várias posições do Hamas, em represália contra os foguetes e balões incendiários.
Desde que o Hamas assumiu o controle de Gaza depois de vencer as eleições legislativas há mais de uma década Israel impõe um severo bloqueio por terra, mar e ar ao território.
O território palestino tem população superior a dois milhões de pessoas, a maioria delas refugiadas e quase 80% dependentes de ajuda humanitária, segundo a UNRWA, a agência da ONU para os refugiados palestinos.
Desde 2008 Gaza foi cenário de três guerras entre Israel e os movimentos armados palestinos.
Apesar da trégua decretada no ano passado, após a mediação da ONU, Egito e Catar, Hamas e Israel travam combates esporádicos que incluem lançamentos
scw/fz/me/zm/fp