O Irã enviará para a França em julho as caixas-pretas do avião de passageiros ucraniano que Teerã derrubou por engano em janeiro, matando todas as 176 pessoas a bordo, anunciou na sexta-feira o Escritório Francês de Pesquisa e Análise para Segurança da Aviação Civil (BEA)
O Irã enviará para a França em julho as caixas-pretas do avião de passageiros ucraniano que Teerã derrubou por engano em janeiro, matando todas as 176 pessoas a bordo, anunciou na sexta-feira o Escritório Francês de Pesquisa e Análise para Segurança da Aviação Civil (BEA).
O Irã solicitou oficialmente assistência técnica da BEA para reparar e baixar os dados das caixas-pretas do Boeing 737 da empresa Ukraine Intenational Airlines, informou a organização francesa no Twitter.
"O trabalho técnico começará em 20 de julho", acrescentou.
O Boeing 737 foi atingido por dois mísseis e caiu pouco depois de decolar do aeroporto de Teerã em 8 de janeiro.
A República Islâmica admitiu dias depois que suas forças militares derrubaram acidentalmente o avião de passageiros com destino a Kiev.
Muitos dos passageiros a bordo eram canadenses, e Ottawa exige há meses que o Irã - que não tem meios técnicos para decifrar as caixas-pretas - as envie ao exterior para que seu conteúdo possa ser analisado.
As caixas-pretas devem conter informações sobre momentos antes da queda do avião.
O Irã informou que o atraso no envio das caixas foi causado pela pandemia de coronavírus, que manteve a maioria dos voos internacionais em terra.
mra-meb/es/cc