Inverno chega bem cedo hoje, às 6h14, e durará três meses (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
O inverno chega hoje às 6h14, na noite mais longa do ano, persistindo dias frios, mais claros, menos chuvas, e aumentos das noites propícias à observação do céu.
O astrônomo Nelson Alberto Soares Travnik explica que o fenômeno conhecido como solstício, significa estacionário porque o Sol atinge sua maior declinação ao norte, significando que se encontra a 23° 27’ do equador. “A partir dessa terça-feira, diz, o Sol inicia sua caminhada na esfera celeste rumo à estação da primavera que ocorrerá no dia 22 de setembro às 22h04.
Segundo Travnik, o inverno irá durar precisos 93 dias, 15 horas e 43 minutos e é a mais longa estação do ano resultante da órbita elíptica da Terra aliada à velocidade diferente da mesma ao redor do Sol.
De acordo com o astrônomo, “quando a Terra está mais próxima ao Sol no chamado periélio, ela orbita o Sol mais rápida e quando está no afélio mais devagar. É a razão pela qual as estações do ano têm duração diferente. As estações do ano ocorrem em razão do inclinação do eixo de rotação da Terra sobre o plano de sua órbita. Se a Terra não fosse inclinada de 23° 27’ sobre o plano de sua órbita, não haveria estações do ano, pois a Terra estaria sendo iluminada por igual. Se o leitor prestar atenção em sua residência, irá perceber que durante o ano a luz solar ilumina diferentemente certos cômodos, o que comprova na prática que o astro-rei percorre caminhos diferentes no céu durante o ano. Em nossa região o Sol nascerá às 6h46 e se porá às 17h27. A passagem meridiana acontecerá às 12h07”.
Observação
O céu no inverno é o mais celebrado para os astrônomos pela quantidade de noites propícias à observação.
“Nessa época, diz Travnik, pontificam constelações com objetos de extraordinária beleza como o aglomerado aberto conhecido como Caixa de Jóias na constelação do Cruzeiro do Sul, famoso por ostentar estrelas de cores diferentes. A partir das 23 horas os planetas Marte e Júpiter são os que mais chamam a atenção”.
Para observações através de telescópios, os interessados - com a desativação do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum - poderão se dirigir ao Observatório Municipal de Americana, no Parque Ecológico, todas as sextas-feiras a partir das 19h até as 23h. O atendimento é gratuito, mas é necessário agendamento pela Secretaria de Cultura.