POLÍTICA

Inquérito de fake news é 'algo absolutamente regular', diz Gilmar Mendes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse há pouco à GloboNews que o inquérito das fake news, que apura ataques virtuais contra membros do Judiciário, é calcado no artigo 43 do regimento interno da Corte

Estadão Conteúdo
01/06/2020 às 08:16.
Atualizado em 27/03/2022 às 21:55

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse há pouco à GloboNews que o inquérito das fake news, que apura ataques virtuais contra membros do Judiciário, é calcado no artigo 43 do regimento interno da Corte. "É algo absolutamente regular, não temos dúvida disso", afirmou.

Ele disse esperar que o Plenário discuta, dentro desta semana ou da próxima, a legalidade do inquérito. "(O inquérito) Se cuida de algo condizente com o Estado de direito, com o instrumento de defesa institucional da Corte", disse.

Para Gilmar, a rede de robôs que espalha fake news "precisa ser revelada e combatida", porque ela pode ser "muito danosa à democracia".

Ainda sobre a interpretação de leis, Gilmar Mendes afirmou que o artigo 142 da Constituição brasileira não autoriza intervenção militar, diferentemente do proposto por manifestantes pró-governo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por