Tecnologia: Impressora 3D é tema de capacitação para profissionais de Educação (Lucas Almeida/Secretaria de Educação)
Para instruir e informar professores, diretores e demais colaboradores da Secretaria Municipal de Educação, de São Pedro, sobre o uso da impressora 3D, foi realizado, no dia 20, uma capacitação sobre o uso desta tecnologia. Os participantes receberam informações para prepará-los a auxiliar os alunos no manuseio da ferramenta que tem previsão de implementação na rede municipal de ensino em 2023.
O uso da tecnologia da impressora 3D se enquadra na metologia STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática na sigla em inglês, e está adaptada ao Currículo da Base Nacional Comum (BNCC).
Entre as metas de seu uso estão atingir os objetivos propostos em suas competências gerais, instigar a criatividade, elevar os níveis de conhecimento e despertar o pensamento crítico, além da própria imersão na cultura digital.
A implementação de tecnologia nos processos de aprendizagem vem sendo foco da Secretaria Municipal de Educação, atenta ao desenvolvimento de habilidades nas áreas por parte dos alunos e aplicação da BNCC.
Para o responsável pela capacitação e professor de Tecnologias João Paulo Furlan, a implementação de recursos tecnológico em sala de aula vai ao encontro de interesse dos estudantes.
“A importância do uso dessas tecnologias é totalmente condizente ao público alvo a ser implementado, na medida em que ao mesmo tempo em que são trazidas novas metodologias de ensino com a chamada aprendizagem interativa, espera-se que cada vez mais o aluno participante exerça maior autonomia, desperte maior repertório argumentativo, permitindo autoconhecimento, além do exercício de valores como responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação”.
“Com o uso do equipamento, consegue-se confeccionar qualquer objeto modelado, transformando-o em algo palpável, o que enriquece as atividades pedagógicas com inúmeras finalidades ou aplicações nos diversos componentes curriculares”, completou.