INTERNACIONAL

Importante site para eleição nos EUA ganha versão em espanhol

Um dos principais sites de informações eleitorais dos Estados Unidos acrescentou o espanhol ao seu cardápio esta semana, com a expectativa de chegar a 10 milhões de latinos, com a aproximação da eleição presidencial de novembro

AFP
04/09/2020 às 11:49.
Atualizado em 25/03/2022 às 08:46

Um dos principais sites de informações eleitorais dos Estados Unidos acrescentou o espanhol ao seu cardápio esta semana, com a expectativa de chegar a 10 milhões de latinos, com a aproximação da eleição presidencial de novembro.

O site VOTE411 é um guia que permite ao eleitor se informar sobre o complexo sistema americano, onde as regras mudam de estado para estado, e o voto pelo correio levanta dúvidas.

Duas organizações queriam realizar o "sonho antigo" de dar aos "latinos" acesso a informações bilíngues.

"Este ciclo eleitoral apresenta novos desafios, devido à pandemia de coronavírus", disse à AFP a diretora de Impacto do Fundo de Educação da Liga das Mulheres Eleitoras, Jeanette Senecal.

"Isso terá um impacto significativo na forma como as pessoas participarão, já que mais pessoas do que nunca votarão pelo correio pela primeira vez", explicou.

Para incluir no processo eleitoral os latinos que não são fluentes em inglês, a Liga das Mulheres Eleitoras e a Associação Nacional de Funcionários Latinos Eleitos e Nomeados (NALEO) concretizaram o projeto de criar uma versão em espanhol do guia.

A eleição de 3 de novembro será muito disputada, já que o presidente Donald Trump aparece ligeiramente atrás de seu rival democrata, Joe Biden, nas pesquisas em nível nacional. A batalha será, portanto, travada em cada estado, e as margens são mínimas.

Segundo a consultoria PEW, dos migrantes que podem votar nos Estados Unidos, os latinos representam 34%, ou seja, cerca de 7,5 milhões de pessoas.

No total, nessas eleições, há 32 milhões de latinos habilitados para votar.

Em um contexto de pandemia descontrolada nos Estados Unidos, país com mais casos no mundo e 185.752 mortes registradas, o voto pelo correio desponta como vital.

"É importante que os eleitores revejam suas opções para solicitá-lo, para entregá-lo, ou votar pelo correio, pois as regras variam de estado para estado", disse Senecal.

Senecal explicou ainda que, nesse contexto de votação por correspondência e das ausências devido à pandemia, "até os eleitores experientes navegam em um novo sistema neste ciclo eleitoral".

"Este ano, esperamos mais votos ausentes e pelo correio do que nunca", acrescentou.

O diretor de Pesquisa sobre Participação Cívica da NALEO, Dorian Caal, explicou à AFP que o envolvimento da população latina geralmente é menor do que o da população em geral. As mulheres latinas têm uma taxa de participação de 50%, e os homens, de 45%.

Senecal disse que cerca de 60% dos usuários do VOTE411.org são mulheres. Ele prevê que, até 3 de novembro, seis milhões de eleitoras terão entrado no site.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por