História

IHGP celebra 55 anos

Será quinta-feira (18) a sessão magna em comemoração ao aniversário do Instituto Histórico Geográfico de Piracicaba; quatro novos membros serão empossados

Da Redação
16/08/2022 às 08:46.
Atualizado em 16/08/2022 às 08:48
Novos membros Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Fernando Stenico Beraldo (graduados em história), Marcos Antonio Vancetto (jornalista) e Antonio Oswaldo Storel (cirurgião-dentista) (Divulgação)

Novos membros Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Fernando Stenico Beraldo (graduados em história), Marcos Antonio Vancetto (jornalista) e Antonio Oswaldo Storel (cirurgião-dentista) (Divulgação)

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) comemora seus 55 anos de fundação em sessão magna marcada para a próxima quinta-feira, 18, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, às 19h.

A entidade foi fundada em decorrência do bicentenário de Piracicaba em 1º de agosto de 1967 tendo como primeiro presidente Edmar José Kiehl, engenheiro agrônomo. Seu propósito sempre foi o de preservar a história da cidade.

Na atual gestão, que compreende o biênio 2022 a 2024, a presidência está a cargo do jornalista Edson Rontani Júnior. Passaram pela entidade nomes da sociedade, intelectualidade e estudiosos como Helly de Campos Melges, Nélio Ferraz de Arruda, Gustavo Jacques Dias Alvim e vários outros. O IHGP é formado por cerca de 40 membros que atuam no estudo, publicação de livros e preservação da memória de Piracicaba.

A entidade possui um grande acervo de publicações, dentre elas jornais da cidade que remontam o ano de 1883 até a atualidade. Além disso, possui publicações locais sobre diversos assuntos, e disponibiliza em canais digitais como o Flickr fotografias do século passado e atuais. Tudo de forma gratuita.

Rontani acredita que a possibilidade de com partilhamento pela internet trouxe acesso a informações e a conhecimentos sobre a história local. “Temos acessos não apenas de Piracicaba, assim como de todo o país e de outros continentes, os quais demonstram que a cidade é ponto de estudo universal”, diz.

A sessão comemorativa aos 55 anos do IHGP contará com palestra da professora Marly Terezinha Germano Perecin, ex-presidente da entidade, que falará sobre a história de fundação de Piracicaba.

Ao final, haverá noite de autógrafos do seu livro intitulado “As luzes do vale – Rememorações piracicabanas sobre a terra mãe: Itu”, publicado pelo IHGP, e que será distribuído gratuitamente.

Na noite, serão empossados quatro novos membros do IHGP: Antonio Oswaldo Storel (cirurgião-dentista), Marcos Antonio Vancetto (jornalista), Maurício Fernando Stenico Beraldo (graduado em história) e Paulo Renato Tot Pinto (graduado em história), todos autores de livros e textos sobre a história de Piracicaba.

Um dos pontos de destaque da noite é a entrega da Medalha Prudente de Moraes, outorga exclusiva do IHGP, segundo lei municipal assinada em 1974 pelo prefeito Adilson Benedito Maluf, recentemente falecido. Este ano receberão a láurea o artista plástico Marco Antônio Cavallari e o cirurgião-dentista Waldemar Romano.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Solicita-se confirmação prévia pelo WhatsApp (19) 9 7140-1872.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por