Censo está atrasado

IBGE sobrevoa cidade para divulgar pesquisa 2022 em andamento

Há dificuldade de acesso às famílias, afirma pesquisadores do IBGE

Romualdo Cruz Filho
08/11/2022 às 09:06.
Atualizado em 08/11/2022 às 09:07
Representantes do IBGE estiveram no aeroporto, na manhã de ontem, para divulgar a pesquisa censitária (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Representantes do IBGE estiveram no aeroporto, na manhã de ontem, para divulgar a pesquisa censitária (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A data de conclusão do censo demográfico 2022 em Piracicaba, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deveria ser 31/10, porém, devido aos atrasos na coleta de dados, precisou ser adiada para o final de dezembro. Até o momento, no estado, apenas 43% dos setores censitários foram concluídos. Os números de Piracicaba estão na ordem de 70% de coleta. 

O cenário de dificuldades levou a coordenação do censo a propor um marketing diferenciado para acelerar o trabalho. Ontem (5), a partir das 10h, representantes do IBGE sobrevoaram num avião alto-falante para promover a pesquisa censitária na região.

A ideia é que as pessoas receosas em relação aos agentes que realizam a pesquisa saibam que o censo está sendo realizado na cidade. O objetivo da campanha, portanto, é alertar a parcela da população que ainda está sem esta informação, de que a pesquisa é uma realidade e tem prazo para ser concluída. 

"A mensagem do avião tem o poder de entrar na casa das pessoas sem filtro. Sem que seja preciso ligar a TV, o Twitter ou Facebook. É uma mensagem direta. E todos vão ouvir, seja quem mora em casa, em apartamento, dentro de condomínio, passeando na rua, todos", enfatizou a coordenadora censitária de área, Vanessa Peressoni Waltrick.

"Esse trabalho é mais uma forma de divulgação do censo, para que as pessoas recebam o recenseador sem medo, sem receio. Os condomínios são sempre difíceis. Não pelo acesso em si, mas pelas regras, o recenseador não pode bater de porta em porta. Infelizmente, nem todo mundo valoriza esse trabalho", completou a coordenadora.

A maior dificuldade dos recenseadores é, portanto, nos bairros com maior número de condomínios fechados. "Mas além de aumentar a receptividade da população local em relação ao censo, o objetivo da campanha é também captar possíveis interessados em trabalhar como recenseadores", disse Guilherme Goes, agente censitário do setor de disseminação do IBGE, unidade estadual de São Paulo.

Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

"Temos muito trabalho pela frente ainda", conclui Vanessa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por