Horto de Tupi completa 100 anos nesta terça-feira (Maycon Barbon)
O Horto de Tupi celebra seu centenário nesta terça-feira (24) em evento oficial, a partir das 8h30, na estação experimental, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), em conjunto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e a Associação de Moradores do Distrito de Tupi.
Além da comemoração, haverá plantio da árvore escolhida como símbolo do Horto, o pau-brasil. A programação especial, aberta à população, será encerrada com mais uma edição da Caminhada Histórica, que acontece no dia 28/01.
A história do Horto tem início em meados de 1920, quando a estação ferroviária chegou ao bairro de Tupi, em Piracicaba.
A criação foi oficializada pelo Governo Federal como uma estação de policultura. Em 1933, a área foi transferida para o Instituto Agronômico de Campinas e, em 1949, passou para o Serviço Florestal, que posteriormente foi denominado de Instituto Florestal e foi o responsável pela administração da área até 2020, ano em que a instituição foi extinta, sendo a gestão transferida para a Fundação Florestal e a parte de pesquisa sendo atribuída ao IPA.
A Estação Experimental de Tupi desenvolve diversas pesquisas científicas e possui quatro programas de educação ambiental contínuos e permanentes.