Um dos animais encontrados (Divulgação)
A Polícia Militar Ambiental apreendeu ontem, na avenida Jaime Pereira, durante patrulhamento dos cabos Fábio e Galvão, três porcos de grande porte e os outros 13 filhotes todos em situação de maus-tratos.
Os suínos foram encontrados amarrados, em área considerada de Preservação Ambiental Permanente, em curto espaço de locomoção, sem alimentação, sem água, estando com alguns ferimentos aparentes, totalmente desprotegidos das intempéries da natureza.
Foi solicitado apoio à Sedema e de um médico veterinário da prefeitura. A multa foi de R$ 48 mil, "por praticar ato de maus-tratos em animais domesticados", cabendo ainda apuração da responsabilidade penal.
Os animais foram apreendidos e permaneceram à disposição do Disk-Animais, onde serão encaminhados para a Simap (Secretaria de Infraestrutura e do Meio Ambiente de Piracicaba).
Com relação à degradação ambiental, no local foi constatada pela equipe que o infrator retirou (destruiu) 0,054 ha de maciço exótica (leucenas) em área considerada de preservação permanente.