
Helinho Zanatta cita a importância da atuação conjunta proposta pelo modelo de regionalização (Divulgação)
Há sete meses à frente da Prefeitura de Piracicaba, Helinho Zanatta enfrenta o desafio de conduzir o município como cidade-sede da Região Metropolitana. "Sabíamos que o desafio de governar Piracicaba era grande, do tamanho que a cidade é. Piracicaba é uma cidade grande e forte, mas que perdeu seu protagonismo ao longo dos anos. Estamos trabalhando, primeiro, para fazer a lição de casa e, também, para recuperar esse protagonismo."
Zanatta destaca que o modelo de regiões metropolitanas já vem sendo articulado desde sua atuação como deputado estadual. "Desde que era deputado estadual (2023 a 2024), o governador Tarcísio de Freitas nos deixou claro que trabalharia grandes projetos que envolvem as regiões. É com esse espírito que estamos conversando com o governador e sua equipe. Porque as grandes ações metropolitanas exigem a participação do governo estadual. Em diversas reuniões, apresentamos ao governador as demandas da cidade que são importantes para a região. Estamos avançando com os pedidos para sete obras, a maioria na área rodoviária, mas também com a criação de nova área para a instalação de empresas. São projetos que vão melhorar o deslocamento regional e gerar mais empregos. Penso que o passo seguinte seria ter uma agenda construída com os prefeitos e o governo de São Paulo."
A visão metropolitana proposta pela gestão foca na recuperação da força econômica e política da cidade.
"Não haverá desenvolvimento metropolitano se Piracicaba não for livre e forte”.
“Por isso, nosso principal trabalho é recuperar a cidade, os investimentos e os projetos de desenvolvimento. As ações que já estamos tomando beneficiam toda a região. Porque Piracicaba é a cidade-sede e líder da RMP."
O prefeito valoriza o relacionamento com os demais gestores da região e cita a importância da atuação conjunta. "Sempre que nos reunimos, o diálogo é positivo. Há projetos em comum, como as ações na área da mobilidade interna e externa e, também, na saúde. Temos aqui, por exemplo, o Hospital Regional e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). As ações que ocorrem aqui, em sua maioria, produzem reflexos na região. Quando Piracicaba avança, a região também melhora."
Essa conexão entre os municípios já começa a se traduzir em prioridades comuns. "O prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto, tomou posse neste ano como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba. Em sua fala, ao assumir, ele destacou que a cooperação entre as cidades é fundamental para garantir avanços significativos em infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida para os cidadãos. Como os prefeitos estão iniciando suas gestões, neste momento os esforços, pelo que observamos, estão - assim como nós - em fazer sua lição de casa, para depois trabalhar essa regionalização e metropolização. Isso sem prejuízo das lutas que já ocorrem por melhorias de infraestrutura, mobilidade e saúde, que, a meu ver, são os problemas que mais afetam as cidades atualmente, junto com a segurança."
Em relação à captação de recursos, o governo municipal vem articulando projetos robustos. "Estamos trabalhando em grandes projetos de mobilidade urbana interna e externa, que irão beneficiar Piracicaba e a nossa região. Além disso, a luta pela saúde é uma questão conjunta, pois temos aqui diversos equipamentos do governo do Estado, como o AME e o Hospital Regional, e suas melhorias acarretam benefícios para todas as cidades. No contexto viário, por exemplo, Piracicaba beneficia com melhorias diversas cidades a ela conectadas, assim como ocorre com a economia, quando há atração de empresas, pois recebemos aqui pessoas de toda a região para trabalhar diariamente."
Helinho também reconhece o desafio de ampliar a conscientização popular sobre a metropolização. O prefeito afirma que as dificuldades de gestões anteriores comprometeram o desenvolvimento da cidade e isso levou a população a olhar muito o curto prazo. “Como falar de Região Metropolitana se a cidade sofria muito com falta de água? Por isso, primeiro temos de arrumar a nossa casa. Hoje, na era digital, ainda temos uma Prefeitura analógica e, com isso, muitos serviços deixam a desejar. Mas estamos trabalhando para mudar esse cenário. As dificuldades, no entanto, não impedem que os piracicabanos tenham a dimensão dessa grandeza que é morar em Piracicaba e de sua importância em toda a região e em todo o Estado.
“Mas uma coisa é ter o sentimento de força regional e outra é ver projetos regionais saindo do papel. Vamos arrumar a casa e fazer uma Piracicaba grande, do tamanho que ela merece ser, com benefícios para toda a região.