Candidatos participaram do último debate antes do segundo turno, neste domingo (27) (Divulgação)
O último debate antes do segundo turno das eleições para a Prefeitura de Piracicaba – promovido pela EPTV, CBN e Cidade ON – mostrou candidatos agressivos, em estratégias claras na busca do voto. Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD) abriram mão da cautela dos encontros anteriores e, desta vez, partiram para o ataque. Trocaram até ofensas. Um desmereceu a carreira política do outro.
Já no primeiro bloco, os oponentes fizeram denúncias sobre o envolvimento do rival com irregularidades na administração. Citaram processos antigos e lembraram denúncias de desvios de recursos. Processos que, efetivamente, não geraram condenação a nenhum dos dois. Mas foram usados para colocar em dúvida a idoneidade do rival.
No decorrer de todo o encontro, os dois voltaram a apostaram em trunfos que lhes garantiram a grande votação no primeiro turno.
Barjas enalteceu o sucesso de seus governos e afirmou que todas as mazelas atuais da urbe decorrem da incompetência de quem o sucedeu.
Helinho destacou a aprovação popular de seus governos em Charqueada e São Pedro , assim como destacou a força do apoio do governador Tarcísio de Freitas à sua candidatura. Os dois também deixaram claro quais são suas prioridades.
Saúde
Barjas afirmou que vai investir pesado na Saúde, com a ampliação do Hospital Regional e a retomada do Ilumina, essencial para prevenção e tratamento do câncer entre mulheres.
Helinho, por sua vez, reforçou a intenção de fortalecer a Saúde por toda a cidade, levando atendimento especializado para a periferia e desafogando as unidades da região central.
Saneamento
Quando falaram de saneamento, ficou nítida a proposta de cada um.
Barjas afirmou que, nos seus mandatos, Piracicaba era uma referência em tratamento de esgoto e abastecimento de água. E prometeu que a cidade voltará a ser referência no setor com a retomada de investimentos hoje paralisados.
Helinho reafirmou que vai rever o contrato de concessão dos serviços de esgotamento sanitário, que na sua visão serviu para desmantelar o Semae e encarecer sobremaneira as contas. O candidato também prometeu ampliar a captação de água, trocar todas as tubulações antigas da rede de abastecimento e evitar desperdício.
Mais temas essenciais
Ambos prometeram investir na regularização de loteamentos e na urbanização de favelas, assim como aprimorar os equipamentos da segurança pública. Quando falaram da Educação, ambos prometeram ampliar a disponibilidade vagas em creches e investir em cursos de qualificação profissional.
AS FRASES FAVORITAS
“O que o Barjas não fez em três mandatos, eu quero a chance de fazer agora”
HELINHO ZANATTA
“Helinho não conhece Piracicaba”
BARJAS NEGRI