INTERNACIONAL

Hamilton se isola na liderança da F1 ao vencer em Silverstone com pneu furado

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo, de ponta a ponta, o Grande Prêmio da Inglaterra, cruzando a linha de chegada com apenas três pneus, a poucos metros à frente do segundo colocado, o holandês Max Verstappen, da Red Bull

AFP
02/08/2020 às 16:14.
Atualizado em 25/03/2022 às 17:30

O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu neste domingo, de ponta a ponta, o Grande Prêmio da Inglaterra, cruzando a linha de chegada com apenas três pneus, a poucos metros à frente do segundo colocado, o holandês Max Verstappen, da Red Bull.

O piloto da Mercedes chegou a sua 87ª vitória, a sétima no circuito de Silverstone, e agora está a quatro triunfos de empatar com o recorde do alemão Michael Schumacher.

Enquanto o seis vezes campeão mundial conseguiu se manter na primeira posição até o final a prova, depois de ficar com o pneu esquerdo destruído, seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, não teve a mesma sorte.

A duas voltas do fim, quando era o segundo colocado, um dos pneus da Mercedes do finlandês não resistiu ao desgaste e furou, e ele terminou a prova na 11ª posição, sem marcar pontos.

Com o problema no carro de Bottas, Charles Leclerc, da Ferrari, herdou o terceiro lugar inesperadamente, depois de correr quase toda prova no quarto lugar, enquanto seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, teve que se contentar com o ponto da décima posição.

"Foi uma corrida maluca - conseguimos o melhor resultado que podíamos ter hoje. O carro não atingiu o potencial, mas estamos felizes com o pódio", disse Leclerc.

Com o resultado deste domingo, Hamilton ampliou sua vantagem na liderança do Mundial da categoria, somando 88 pontos, 30 a mais que o vice-líder Bottas. Em terceiro lugar está Verstappen, com 56.

Antes da emocionante final, a corrida havia sido relativamente tranquila, com as duas Mercedes à frente dos rivais.

Mas a sucessão de pneus furados pelo desgaste na pista nas voltas finais mudou o roteiro em Silverstone. Carlos Sainz Jr. (McLaren) e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) também tiveram o mesmo problema que Hamilton e Bottas.

"Até a última volta, estava tudo bem. Mas quando soube que Valtteri havia furado, olhei para os pneus e tudo parecia estar bem, mas de repente furei. Tentei manter a velocidade sem quebrar o pneu", disse Hamilton após conquistar a terceira vitória consecutiva nesta temporada.

"No calor do momento, a adrenalina subiu, mas o instinto de sobrevivência apareceu também", explicou. "Temos que ver por que temos tido esses problemas com os pneus", admitiu.

Verstappen certamente deixou o primeiro lugar do pódio escapar ao parar na penúltima volta para colocar pneus novos, o que pelo menos lhe permitiu conquistar um ponto extra por fazer a volta mais rápida da prova.

Mas essa parada custou ao holandês alguns segundos que provavelmente lhe permitiriam superar Hamilton antes da bandeirada final.

"Os pneus não estavam bons com 10 voltas para o fim. Parei para pneus novos em busca da melhor volta, mas o pneus do Lewis furou. Mas o segundo lugar é bom para nós e estou feliz com isso", disse o jovem holandês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por