O Grêmio entra em campo nesta terça-feira para enfrentar o campeão colombiano América de Cali fora de casa, no estádio Pascual Guerrero, em sua estreia na Copa Libertadores, às 21h30 (horário de Brasília)
O Grêmio entra em campo nesta terça-feira para enfrentar o campeão colombiano América de Cali fora de casa, no estádio Pascual Guerrero, em sua estreia na Copa Libertadores, às 21h30 (horário de Brasília).
O duelo vai encerrar a primeira rodada do grupo E, no qual também estão o eterno rival dos gaúchos - o Internacional - e o campeão chileno, a Universidad Católica.
Tricampeão da Libertadores (1983, 1995 e 2017) e semifinalista na última edição, o Grêmio, comandado pelo técnico Renato Portaluppi, luta para se acertar.
A dois meses do início do Campeonato Brasileiro, o tricolor obteve no Campeonato Gaúcho alguns resultados preocupantes.
Em oito partidas, foram cinco vitórias e três derrotas. O revés diante do Caxias (1-0), da Série C, no dia 22 de fevereiro, despertou desconfiança na torcida.
Apesar disso, o Grêmio venceu o Juventude por 3 a 0 com tranquilidade no sábado, no início da segunda fase do campeonato.
"Tivemos uma atitude diferente do jogo contra o Caxias. Estivemos bem melhores. Construímos o resultado ainda no primeiro tempo. Deu para o gasto. Tivemos muitas oportunidades, o placar poderia ser até maior, mas foi bom. O resultado nos dá tranquilidade para o jogo da Libertadores", disse o técnico Renato Gaúcho, após a partida.
Contra o América será "mais um jogo que apimenta. Um jogo grande que o Brasil vai querer ver", declarou Renato, para o site do Globo Esporte.
O ídolo Everton vai liderar o ataque tricolor acompanhado pelas promessas Pepé e Matheus Henrique. Além deles, o Grêmio terá destaques como David Braz, Lucas Silva e Maicon.
Quatro vezes vice-campeão da Libertadores, o América de Cali esteve fora desde 2009 de um torneio em que marcou presença nos anos 80 e 90.
Afundada na segunda divisão colombiana entre 2012 e 2016, a equipe colombiana ressurgiu das cinzas e no ano passado conquistou seu 14º título nacional, o que a coloca como o terceiro clube mais vezes campeão da Colômbia.
O América é comandado pelo técnico Alexandre Guimarães, nascido no Brasil, mas naturalizado costarriquenho. Segundo ele, é visível o entusiasmo dos "Diablos Rojos" por voltar a competir em um torneio que lhes escapou tantas vezes.
"É um jogo que toda a torcida do América esperou por onze anos", disse Guimarães.
Prováveis escalações: