Gazeta de Piracicaba chega aos 19 anos como líder em circulação no interior do Estado de São Paulo
Capa da 1ª edição da Gazeta de Piracicaba (Reprodução)
Há 19 anos, Piracicaba se surpreendia com a chegada de um jornal moderno, design atual e ousado, tamanho diferenciado, menor que os tradicionais jornais que circulavam na cidade. Em formato berlind e linha editorial voltada para o social e prestação de serviços, a Gazeta de Piracicaba era entregue, gratuitamente, na casa de 25 mil piracicabanos aos domingos. As reportagens destacavam os costumes, culturas, valores e personalidades locais.
Uma equipe 'enxuta', integrada por profissionais respeitados na cidade, com verdadeira paixão por ouvir e contar histórias, cumpria a pauta com dedicação, tornando a Gazeta um veículo eficiente. Sabia que os textos deveriam ser produzidos com ética, respeito, responsabilidade e criatividade, de forma a surpreender o leitor e fazê-lo esperar a próxima edição com expectativa. Assim, aos poucos, a "Gazetinha", como era chamada carinhosamente pelos leitores, caiu na graça dos piracicabanos.
Pautas criativas, com abordagem diferenciada, priorizavam as informações ajustadas às necessidades dos leitores, ao desenvolvimento sustentado de Piracicaba, à luta pelo bem-estar do seu rio, das crianças, dos jovens e idosos, de cada morador desta cidade. Com o passar dos anos, a Gazeta foi mudando para satisfazer o seu maior patrimônio - os leitores. Além de lazer, esporte, turismo, economia, política, saúde, meio ambiente, foram criadas novas seções com curiosidades, dicas para o dia a dia, orientações. A prestação de serviço ganhava força com mais espaço, a interatividade e o relacionamento com os leitores se fortaleceram com a seção carta do leitor, campanhas, visitas de estudantes e colunas.
Exigente, participativo, receptivo, o piracicabano acreditou na semente lançada há 19 anos. "Viemos para ficar, com a missão de defender o nosso município, abraçar as grandes causas... A Gazeta de Piracicaba assume com a cidade o compromisso de ser sua defensora, de lutar contra aqueles que não a amam e a desrespeitam", afirmava o primeiro editorial.
E tem sido assim. A Gazeta foi sentindo a necessidade dos leitores e mudando para satisfazê-los. Passou a circular duas vezes por semana, depois três, até se tornar diário. Ganhou design mais moderno e hoje, ao entrar no ano XX, renova o seu compromisso com o jornalismo de qualidade, tão importante em tempos de fake news.
O diretor da Gazeta, Wilson Tietz, destaca que o jornalismo impresso cada dia mais se prevalece por conta de sua credibilidade. "O jornal impresso tem sido um meio balizador da verdade", define. Ele observa que a posição de líder de circulação que a Gazeta ocupa no interior do Estado de São Paulo, com tiragem de nove mil exemplares/dia, deve-se a um trabalho criterioso, conteúdo e impressão de qualidade.
"Temos uma equipe de profissionais experientes, que conhecem a cidade e que têm o jornalismo como vocação", destaca. A Gazeta, que integra a RAC (Rede Anhanguera de Comunicação, circula também em São Pedro, Águas de São Pedro, Rio das Pedras, Saltinho e Charqueada, municípios que integram a Região Metropolitana de Piracicaba.
Redes sociais
O conteúdo de qualidade é estendido também às plataformas digitais. São cerca de 150 mil seguidores (soma dos seguidores no Instagram, Facebook e Twitter). Acessam as redes da Gazeta, diariamente, pessoas de Piracicaba, da região e até mesmo da capital e outras partes do país e do mundo.
Por meio das redes, a Gazeta repercute a edição impressa, acompanha os factuais e também as notícias de interesse geral da população, não apenas no âmbito local. Ainda nas redes, faz postagens sobre pets perdidos, além de eventos culturais, gastronômicos e sociais da cidade.
"Mais do que noticiar, as redes da Gazeta promovem o debate da população sobre diversos assuntos por meio dos comentários nos posts, sempre com a devida supervisão de que as opiniões e críticas sejam postas de forma respeitosa", observa o editor digital Erick Tedesco.