INTERNACIONAL

G7 fará 'tudo o que for necessário' para restaurar crescimento

Os líderes dos países do G7 disseram nesta segunda-feira que estão "decididos" a fazer "o que for necessário" para restaurar o crescimento global, que vacila devido à pandemia de coronavírus

AFP
16/03/2020 às 15:06.
Atualizado em 05/04/2022 às 01:00

Os líderes dos países do G7 disseram nesta segunda-feira que estão "decididos" a fazer "o que for necessário" para restaurar o crescimento global, que vacila devido à pandemia de coronavírus.

Em um comunicado de imprensa conjunto, enfatizam sua vontade de mobilizar "todos os instrumentos de política econômica" à sua disposição, sejam medidas orçamentárias e monetárias ou ações direcionadas, "para apoiar imediatamente e tanto quanto necessário os trabalhadores, empresas e setores mais afetados".

A rápida disseminação do novo coronavírus em todo o mundo obrigou os governos a implementar medidas drásticas, como o fechamento de escolas, bares e restaurantes ou mesmo medidas para conter a população.

Essas medidas drásticas têm um impacto direto na economia mundial. Muitos economistas estão agora antecipando uma recessão, o que provoca uma queda vertiginosa nas bolsas de valores globais, apesar dos últimos anúncios dos bancos centrais.

"Estamos determinados a trabalhar juntos e resolutamente para implementar essas medidas para responder a essa emergência internacional", sublinharam os líderes após uma reunião por videoconferência.

O objetivo não é apenas restaurar o nível de crescimento previsto antes da pandemia, mas também lançar as bases para um crescimento futuro mais forte.

Os líderes também solicitaram ao seus respectivos ministro das Finanças "coordenar semanalmente a implementação dessas medidas e implementar novas ações rápidas e eficazes".

Dt/vog/sdu/mr/cc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por