As forças afegãs mataram em um bombardeio o idealizador do ataque com carro-bomba que provocou a morte de 30 integrantes das forças de segurança no domingo em uma base militar, anunciaram fontes militares nesta segunda-feira (30)
As forças afegãs mataram em um bombardeio o idealizador do ataque com carro-bomba que provocou a morte de 30 integrantes das forças de segurança no domingo em uma base militar, anunciaram fontes militares nesta segunda-feira (30).
Hamza Waziristani morreu em um bombardeio na madrugada de domingo para segunda-feira na província de Ghazni (leste), cenário do atentado contra a base militar.
"O cérebro do ataque terrorista de ontem na base (de Ghazni) morreu ao lado de outros terroristas", afirmou o ministério da Defesa em um comunicado.
Um porta-voz do ministério, Fawad Aman, afirmou à AFP que o responsável pelo ataque - um dos mais violentos dos últimos meses contra as forças de segurança afegãs - é um militante talibã da região fronteiriça paquistanesa do Waziristão.
O atentado de domingo aconteceu no momento em que o governo de Cabul e os talibãs mantêm negociações de paz para acabar com a guerra neste país pobre, que deixou dezenas de milhares de mortos em quase duas décadas.
mam-emh-jds/ecl/gle/me/es/fp