As forças de segurança do Afeganistão mataram 65 talibãs durante um intenso confronto no leste do país, disseram autoridades do governo nesta quinta-feira (24). Enquanto isso, as duas partes mantêm negociações de paz no Catar.
De acordo com a versão oficial, o Talibã invadiu um prédio do quartel-general do Exército no distrito de Wazi Khwa, na província de Paktika, na noite de quarta-feira.
"Os combates duraram várias horas e durante um ataque de retaliação das forças afegãs, o Talibã sofreu fortes perdas", disse o porta-voz da polícia de Paktika, Shah Mohammad Arian, à AFP. Segundo ele, 65 insurgentes morreram e outros 35 ficaram feridos.
Do lado das forças de segurança, três policiais morreram e seis ficaram feridos. Bakhtiar Gul Zadran, chefe do conselho provincial de Paktika, confirmou o balanço. Já o Talibã não confirmou nem negou os acontecimentos.
Na quarta-feira, outro ataque do grupo em Oruzgan, no sul, causou 28 mortes entre policiais e paramilitares.
Negociadores do Talibã e do governo estão reunidos no Catar desde 12 de setembro, onde tentam chegar a um acordo para encerrar 19 anos de guerra.
str-mam-wat/jf/avz/jz/es/ic