Catedral

Fiéis relembram a Paixão de Cristo

Nas igrejas, celebração das 15h é o ponto alto desta Sexta-feira Santa

Da Redação
15/04/2022 às 06:48.
Atualizado em 15/04/2022 às 06:50
Adoração Eucarística, cerimônia da Paixão do Senhor e procissão (Arquivo/Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Adoração Eucarística, cerimônia da Paixão do Senhor e procissão (Arquivo/Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Católicos participam hoje da celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Em Piracicaba, o bispo dom Devair Araújo da Fonseca preside a cerimônia na Catedral de Santo Antonio, às 15h. 

A igreja será aberta com Adoração Eucarística, das 8h às 12h. À tarde, às 14h, será rezado o Terço dos Homens. À noite, acontece a procissão do Senhor Morto pelas ruas centrais.

Amanhã, sábado Santo, véspera da Páscoa, serão duas celebrações na Catedral: as Sete Dores de Nossa Senhora, às 8h, e a Santa Missa da Vigília Pascal, às 19h30, que será presidida pelo bispo diocesano. 

A Semana Santa será encerrada domingo, quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Na Catedral, haverá solenidades às 8h, às 10h30, com dom Devair, e às 18h30.

De acordo com a Diocese, as demais paróquias terão suas próprias programações e diferentes horários para as celebrações. Recomenda-se que os fiéis procurem informações nas igrejas mais próximas.

Lembrar dos irmãos

Ao comentar sobre a Sexta-feira da Paixão, o bispo dom Devair disse à Gazeta que é preciso levar uma palavra de consolo a quem sofre. Em sua mensagem aos fiéis, ele também convida para a celebração do Domingo da Ressurreição.

"Na sexta-feira da Paixão do Senhor devemos lembrar do sofrimento de tantos irmãos que padecem na guerra, pela fome, por doenças e tantas outras formas de dor. Precisamos lembrar dos irmãos que precisam receber uma palavra de esperança, de consolo. É importante recordar que o sofrimento é um momento na vida de Jesus Cristo, mas um momento que antecede a Ressurreição e a Glória. Por isso, fica o convite também para a celebração do Domingo da Ressurreição, que é quando o Ressuscitado se coloca no meio de nós. Os cristãos celebram em comunidade pois é à comunidade reunida que o Ressuscitado aparece. Assim nos ensinam as Sagradas Escrituras”, afirma dom Devair.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por