A Festa que na 30ª edição traz 19 barracas, tem como patrocinador prata a Gazeta de Piracicaba
Tradicional e esperada entre os piracicabanos, a Festa das Nações completa 30 anos neste ano e traz novidades. O número de voluntários passou de sete mil para oito mil e a barraca de um novo país foi inserida, a da Nova Zelândia, coordenada pela Funjape (Fundação Jaime Pereira).
O evento gastronômico ocorre entre os dias 15 e 19 de maio, no Engenho Central, e contará com a participação de 21 entidades da cidade. O lançamento oficial ocorre hoje, no Clube Cristóvão Colombo.
Pelo quarto ano consecutivo, a Hyundai Motor Brasil doou um veículo para ser sorteado pela festa. Este ano quem comprar o cupom no valor de R$ 10, terá direito a dois números e concorrerá a um HB20. No total, são 49 mil cupons e 98 mil números. O sorteio ocorre no dia 18 de maio pela Caixa Econômica Federal. "Se as entidades venderem todos os números do sorteio destinados a elas, cada uma consegue um lucro de aproximadamente R$ 20 mil antes mesmo da festa", revela a presidente do Fundo Social de Solidariedade de
Piracicaba, Selma Maria Salvego de Aguiar.
Em 2012, 85 mil pessoas passaram pelo evento. A expectativa de público para este ano é de 90 mil. "Esta é a minha primeira Festa das Nações e tenho pela frente a responsabilidade do evento em comemoração aos 30 anos. Apesar da correria, já estudamos melhoras para as próximas edições, como, por exemplo, a ampliação da festa e a melhoria da qualidade", revela Selma.
No dia 4 de maio, um passeio de jipes, com membros do Jipe Clube Piracicaba, divulgará a iniciativa no município. Às 9 horas, terá início a concentração na Rua do Porto. Os veículos percorrerão ruas da região central e o término será na praça José Bonifácio. "O Jipe Clube de Piracicaba apoia a festa há 12 anos", conta a presidente.
A Festa das Nações, que na 30ª edição traz 19 barracas, tem como patrocinador prata, a Gazeta de Piracicaba, e patrocinador ouro, a rádio Onda Livre.
O lançamento do evento ocorre hoje, no Clube Cristóvão Colombo, às 20 horas. A ação é fechada para 600 convidados. Na ocasião, as rainhas serão coroadas e as vestimentas delas, dos guardiões e das embaixadoras apresentadas. "O lançamento é uma forma que encontramos de fazer uma confraternização entre as pessoas das entidades que durante o evento vão trabalhar e não poderão curtir a grande festa", explica Selma.