Estados Unidos sancionou nesta quarta-feira (24) os capitães dos cinco navios que o Irã usou recentemente para entregar gasolina à Venezuela, em uma nova medida de pressão contra o governo de Nicolás Maduro, considerado ilegítimo pelos EUA
Estados Unidos sancionou nesta quarta-feira (24) os capitães dos cinco navios que o Irã usou recentemente para entregar gasolina à Venezuela, em uma nova medida de pressão contra o governo de Nicolás Maduro, considerado ilegítimo pelos EUA.
O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, afirmou que os capitães dos petroleiros iranianos, que nas últimas semanas entregaram 1,5 milhão de barris de gasolina e componentes de petróleo à Venezuela, foram incluídos na lista negra OFAC do Tesouro. Desse modo, todos os seus ativos sob jurisdição dos EUA estão bloqueados.
"Os marinheiros que fazem negócios com Irã e Venezuela enfrentarão as consequências por parte dos Estados Unidos", disse Pompeo, alertando que suas "carreiras e perspectivas de trabalho" serão prejudicadas.
Os sancionados são os capitães dos navios Clavel, Ali Danaei Kenarsari; Petunia, Mohsen Gohardehi; Fortune, Alireza Rahnavard; Forest, Reza Vaziri; e Faxon, Hamidreza Yahya Zadeh, disse o Tesouro em nota.
ad/dga/aa