O governo do atual presidente americano Donald Trump planeja fechar os dois últimos consulados na Rússia, afirmou a rede de televisão CNN na sexta-feira, em um momento em que Moscou é acusada de um grande ataque cibernético no país
O governo do atual presidente americano Donald Trump planeja fechar os dois últimos consulados na Rússia, afirmou a rede de televisão CNN na sexta-feira, em um momento em que Moscou é acusada de um grande ataque cibernético no país.
O departamento de Estado pretende fechar o consulado em Vladivostok, no extremo oriente russo, e suspender as atividades do de Ekaterinburgo (centro), segundo uma carta enviada ao Congresso com data de 10 de dezembro e a qual a CNN teve acesso.
A decisão foi tomada "como resposta aos problemas permanentes de equipe da missão americana na Rússia devido aos limites impostos pela Rússia em 2017 à missão americana e ao bloqueio com a Rússia devido aos vistos diplomáticos", disse a CNN.
Sendo assim, dez diplomatas americanos destinados a esses consulados serão transferidos para a embaixada em Moscou, que se tornará a única representação diplomática de Washington no país, e 33 funcionários locais vão perder seu emprego, segundo a televisão.
"Não há nada previsto em relação aos consulados russos no Estados Unidos", segundo a carta consultada pela CNN.
Não está claro quando essas medidas serão efetivas. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, toma posse do cargo em 20 de janeiro.
bur-rma/bl/mis/aa