INTERNACIONAL

EUA pedem que Arábia Saudita tranquilize mercados

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, pediu à Arábia Saudita, maior exportador de petróleo, que "tranquilize os mercados energético e financeiro" diante da iminente crise econômica global

AFP
25/03/2020 às 11:06.
Atualizado em 31/03/2022 às 06:43

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, pediu à Arábia Saudita, maior exportador de petróleo, que "tranquilize os mercados energético e financeiro" diante da iminente crise econômica global.

Em uma conversa por telefone com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman na terça-feira, o secretário de Estado estimou que Riade, "como presidente do G20" este ano "e importante líder energético, tem uma oportunidade real de se mostrar à altura dos desafios", segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pela diplomacia americana.

Os preços do petróleo têm caído desde o início da crise da saúde, uma queda também acentuada pela guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia.

Donald Trump saudou a queda nos preços do combustível para os consumidores, mas os Estados Unidos estão preocupados com seus produtores de xisto.

"Concordamos que todos os países deveriam trabalhar juntos para conter a pandemia e estabilizar os mercados de energia", insistiu Mike Pompeo em um tuíte sobre sua conversa por telefone com o homem forte do reino saudita.

A Arábia Saudita organizará na quinta-feira uma cúpula virtual dos líderes do G20 de países ricos e emergentes sobre a crise da saúde causada pelo novo coronavírus.

fff/seb/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por