Os Estados Unidos notificaram Hong Kong nesta quarta-feira (19) sobre o fim de três acordos bilaterais relativos a extradição e impostos, após a decisão de encerrar o regime preferencial que concedia à ex-colônia britânica desde que passou ao poder de Pequim
Os Estados Unidos notificaram Hong Kong nesta quarta-feira (19) sobre o fim de três acordos bilaterais relativos a extradição e impostos, após a decisão de encerrar o regime preferencial que concedia à ex-colônia britânica desde que passou ao poder de Pequim.
Em julho, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva na qual declarou que Hong Kong "já não é suficientemente autônomo para justificar um tratamento diferenciado da China", que por sua vez impôs a controversa lei de segurança no território.
Washington notificou Hong Kong sobre a "suspensão ou término" dos acordos bilaterais que envolvem a "entrega de criminosos, traslado de condenados e isenções fiscais ao transporte marítimo internacional", informou o Departamento de Estado.
"Essas medidas ressaltam nossa profunda inquietação sobre a decisão de Pequim de impor a lei de segurança nacional, que atenta contra as liberdades dos cidadãos de Hong Kong", acrescentou.
fff/seb/yow/mls/bn/mvv