Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira sanções contra a procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, que conduz uma investigação de soldados americanos por supostos crimes de guerra no Afeganistão
Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira sanções contra a procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), Fatou Bensouda, que conduz uma investigação de soldados americanos por supostos crimes de guerra no Afeganistão.
"Qualquer pessoa ou entidade que continue a ajudar materialmente" a procuradora nessas investigações "também estará sujeita a sanções", disse o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, durante uma entrevista coletiva.
O presidente Donald Trump autorizou sanções econômicas contra funcionários do TPI em junho para dissuadi-los de levar os soldados americanos que participaram da guerra no Afeganistão à justiça.
A corte internacional lamentou na ocasião "uma série de ataques sem precedentes" contra o organismo e defendeu a independência de seu trabalho.
"Hoje passaremos das palavras aos atos", disse Pompeo, "porque, infelizmente, o TPI continua tendo como alvo os americanos".
Apesar da oposição de Washington, o tribunal, com sede em Haia (Holanda), autorizou em março a abertura de uma investigação sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade supostamente cometidos por soldados americanos durante a guerra no Afeganistão.
fff/sdu/yow/dga/mr