PRÊMIO PROJEX

Estudantes da Unimep disputam prêmio de Publicidade

A partir desta quarta-feira (16), quatro agências serão analisadas

Marcelo Rocha
16/11/2016 às 10:04.
Atualizado em 28/04/2022 às 04:19
Renato Elston e Fabiano Pereira (no alto da foto à esq.) e os integrantes das 11 agências (Del Rodrigues)

Renato Elston e Fabiano Pereira (no alto da foto à esq.) e os integrantes das 11 agências (Del Rodrigues)

As 11 agências experimentais de Publicidade, que neste ano participam da 35ª edição do Prêmio Projex (Projetos Experimentais), vão encarar seu primeiro desafio até esta sexta-feira (18), quando serão avaliadas por uma banca julgadora formada por docentes da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Os três grupos eleitos pelo colegiado concorrem ao prêmio Unimep-Gazeta de Criação Publicitária, no dia 29, às 19h30, em evento que será realizado no auditório Verde da Unimep. Pelo segundo ano consecutivo, a disputa entre universitários conta com o apoio da Gazeta de Piracicaba. Em 2016, um total de 62 alunos do último semestre do curso de publicidade e propaganda (PP) - que compõem as 11 equipes -, participam do Projex, que tem a coordenação do docente Fabiano Pereira. A partir desta quarta-feira (16), quatro agências experimentais já serão analisadas pela banca integrada pelo próprio coordenador do Projex, Renato Elston Gomes (coordenador do curso de PP), e pelos professores Osvaldo Baptista, José Carlos Gonçalves, Wesley Onório, Sérgio de Martin e Rosana Zaccaria, que foram orientadores dos trabalhos acadêmicos, iniciados em agosto. Na quinta-feira, mais quatro agências passarão pelo crivo do colegiado e, encerrando a etapa, três grupos farão suas apresentações nesta sexta-feira. “Na sexta-feira à noite, após a apresentação de todas as agências, a banca vai definir as três finalistas. Os trabalhos considerados mais completos vão ser apreciados, no dia 29, por um júri externo que será formado por profissionais da mídia e do mercado publicitário”, explica Pereira. De acordo com Pereira, os trabalhos serão avaliados a partir de cinco quesitos: mídias digitais/produção audiovisual, promoção de eventos, planejamento, criação e mídia. “Os trabalhos terão que contemplar todas essas áreas”, afirma o coordenador do Projex 2016. Os três selecionados para a final ganharão troféus. A agência campeã ganhará um jantar com representantes de seus clientes e da Gazeta. Agências candidatas Onze agências fictícias participam da disputa acadêmica. Cada uma definiu uma empresa (real, com fins lucrativos) como “cliente” para a elaboração de uma campanha publicitária. As agências e as empresas envolvidas no Projex 2016 são, respectivamente, as seguintes: Alvo (Vita Pão Padaria); Agásia (Vitrola Design Store); Iceberg (Thermas Water Park); Loud (Pilates Fit); Yellow (Cerveja Leuven); Apoema (Ambiente Loja de Skate); Croak (Vivace Escola de Música); Fúria (Vila Itália Restaurante); Camaleon (Barbearia Independentes); Alpha (A Toca dos Peixes); Idealize (Projeto Negras do Brasil - Damata Make Up). Augusto Rover, 21 anos de idade, membro da agência 'Fúria', conta que uma das estratégias para a campanha do restaurante Vila Itália foi “identificar quais eram os problemas de comunicação e procurar a melhor forma de resolvê-los, tanto internamente quanto externamente”. Além disso, a campanha sugere “a criação de uma identidade que aproxime, ainda mais, o restaurante com o local privilegiado no qual ele se encontra, o Monte Alegre”. Por sua vez, Anna Flávia Salomão Reis, 24 anos de idade, da agência 'Loud', explica que a campanha desenvolvida para o estúdio de pilates visa a “mudar a imagem da empresa em Piracicaba”. “É uma empresa jovem, instalada há cinco anos, que hoje tem a concorrência de escolas de dança e academias que também oferecem o pilates. Então, a ideia básica é mostrar que o pilates, que normalmente é visto como um serviço terapêutico para tratar doenças, é uma atividade física que promove benefícios como a melhora da respiração, da postura. Enfim, que gera mais qualidade de vida”, afirma. Danilo Martin de Oliveira, 24 anos de idade, integrante da 'Camaleon', diz que a campanha desenvolvida para a Barbearia Independentes tem o slogan “Livre para Ser”. O público-alvo da empresa é masculino, roqueiro e barbudo, conta o universitário. “Além do slogan, demos uma pequena reestilizada no logotipo, desenvolvemos um trabalho de papelaria (sacola, caixa, cartão e papel timbrado), criamos jingle de rádio, vídeo institucional e uma escuta telefônica. E ainda fizemos uma campanha promocional, que prevê a distribuição de kits para os clientes”, observa. Já a agência experimental 'Agásia' tem como cliente a Vitrola Design Store, empresa e loja virtual ligada à produção de estampas para camisetas, almofadas, capas de celular e outros produtos. “É uma marca jovem, alternativa e de apelo pop. E é uma loja online”, relata Guilherme Henrique Vendrame, 21 anos de idade. “A identidade visual da empresa já é muito boa, não tem o que mexer. Então, a campanha que criamos propõe ações com foco no produto, no varejo”, analisa o futuro publicitário. A 'Yellow' elaborou uma campanha publicitária para a Cerveja Leuven, marca artesanal fundada em 2010 e instalada em Piracicaba há alguns anos, conta Gabriel Ribeiro Teles, 21 anos de idade, um dos componentes da agência. “Um dos objetivos da campanha é aumentar o mercado consumidor dessa cerveja artesanal e, também, torná-la mais forte no segmento”, relata o universitário. “E, quanto à comunicação, a meta é torná-la um produto único, que não seja associado nem às cervejas artesanais, nem às industrializadas”, acrescenta Teles.

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