A Espanha vai retomar na próxima quarta-feira a vacinação contra a covid-19 com o imunizante da AstraZeneca, anunciou a ministra da Saúde nesta quinta (18), horas depois de o órgão regulador europeu de medicamentos afirmar que a vacina é "segura e eficaz"
A Espanha vai retomar na próxima quarta-feira a vacinação contra a covid-19 com o imunizante da AstraZeneca, anunciou a ministra da Saúde nesta quinta (18), horas depois de o órgão regulador europeu de medicamentos afirmar que a vacina é "segura e eficaz".
"Reiniciamos a vacinação com a AstraZeneca na semana que vem, concretamente na quarta-feira", disse em coletiva de imprensa a ministra Carolina Darias, três dias depois de a Espanha suspender a aplicação desta vacina temendo sua vinculação com eventos trombóticos.
Madri voltou a autorizar a aplicação do imunizante após o anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Outros países vizinhos, como Itália, França e Alemanha tomaram a mesma decisão, embora estes três tenham anunciado que retomarão a aplicação da vacina na sexta-feira.
No caso da Espanha, segundo a ministra Darias, se analisará até a quarta-feira da semana que vem quais grupos receberão esta vacina, da qual já tinham sido administradas mais de 975.000 doses antes da suspensão preventiva no começo da semana.
A suspensão preventiva foi motivada em vários países pelo aparecimento de casos de trombose em algumas pessoas que tomaram o imunizante. Na Espanha, uma mulher morreu em decorrência de hemorragia após recebê-lo em um caso que continua sendo investigado.
As autoridades sanitárias espanholas explicaram que devido a estes casos, será adicionada uma advertência na ficha técnica da vacina e enfatizaram que "os benefícios compensam amplamente os riscos" do produto da AstraZeneca.
avl/mis/mvv