INTERNACIONAL

Escritor italiano devolve condecoração à França por protesto

O jornalista e escritor italiano Corrado Augias devolveu nesta segunda-feira (14) a Legião de Honra concedida pela França, como um protesto após ter sido concedida também ao presidente do Egito Abdel Fattah Al-Sisi, considerado cúmplice de violações dos direitos humanos

AFP
14/12/2020 às 11:19.
Atualizado em 24/03/2022 às 04:21

O jornalista e escritor italiano Corrado Augias devolveu nesta segunda-feira (14) a Legião de Honra concedida pela França, como um protesto após ter sido concedida também ao presidente do Egito Abdel Fattah Al-Sisi, considerado cúmplice de violações dos direitos humanos.

"Al-Sisi, que tem uma posição minimamente ambígua, poderia ter sido recebido com todas as honras (...), mas sem lhe dar essa condecoração. Al-Sisi é objetivamente cúmplice, como chefe de Estado, do comportamento criminoso cometido por seus subordinados", afirmou Augias à imprensa após entregar o prêmio ao embaixador da França em Roma.

Autor de inúmeros livros de história, Augias decidiu protestar depois que o presidente francês Emmanuel Macron condecorou na semana passada com a Grande Cruz da Legião de Honra o presidente Al-Sisi, durante uma visita oficial à França.

A decisão francesa gerou indignação na Itália, já que a Justiça decidiu justamente na semana passada abrir um julgamento contra quatro agentes secretos egípcios, entre eles um general, pelo assassinato brutal por torturas em 2016 do estudante italiano Giulio Regeni.

bur-kv/mb/aa

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por