O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e seu colega russo, Vladimir Putin, se reunirão na quinta-feira na Rússia para falar sobre a situação no noroeste da Síria, onde a Turquia iniciou uma ofensiva contra o governo de Bashar al Assad, apoiado por Moscou
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e seu colega russo, Vladimir Putin, se reunirão na quinta-feira na Rússia para falar sobre a situação no noroeste da Síria, onde a Turquia iniciou uma ofensiva contra o governo de Bashar al Assad, apoiado por Moscou.
"Nosso presidente viajará à Rússia em 5 de março para uma visita de um dia", anunciou a presidência turca em um comunicado.
As relações entre Turquia e Rússia se degradaram nas últimas semanas devido à situação na província síria de Idlib, onde foram registrados combates que mataram 33 soldados turcos.
No domingo, a Turquia, que apoia alguns grupos rebeldes na Síria, anunciou o início da operação "Escudo da Primavera" para contra-atacar uma ofensiva das tropas governamentais em Idlib, última província síria sob controle dos grupos jihadistas e rebeldes.
As forças turcas derrubaram dois aviões sírios, cujos pilotos escaparam de paraquedas, e mataram 19 soldados sírios.
Com o apoio da aviação russa, o governo sírio executa uma ofensiva na província de Idlib, perto da fronteira com a Turquia.
A ofensiva provocou tensões entre Turquia e Rússia, que, apesar de apoiarem forças opostas, reforçaram sua cooperação na Síria.
fo-gkg/ezz/jhd/zm/es/fp