Nove dos 10 mineiros ainda presos a centenas de metros de profundidade em uma mina de ouro no leste da China foram encontrados mortos, anunciou nesta segunda-feira (25) a imprensa estatal chinesa
Nove dos 10 mineiros ainda presos a centenas de metros de profundidade em uma mina de ouro no leste da China foram encontrados mortos, anunciou nesta segunda-feira (25) a imprensa estatal chinesa.
Uma explosão em 10 de janeiro em uma mina de ouro em Qixia, na província oriental de Shandong, bloqueou 22 mineiros a várias centenas de metros de profundidade.
Desde então, 10 morreram, 11 foram resgatados vivos no domingo e um ainda é procurado, informou a agência de notícias Xinhua.
Um dos mineiros presos não resistiu aos ferimentos sofridos no momento da explosão e morreu na semana passada.
Mas apesar dos "esforços incessantes" das equipes de resgate, "infelizmente nove mineiros foram encontrados mortos" e seus "corpos foram recuperados", disse Chen Fei, prefeito de Yantai - a cidade que administra Qixia.
Os esforços de resgate continuam para encontrar o último mineiro preso, de quem não há notícias no momento.
A esperança é pequena. Muito possivelmente, este trabalhador ficou sem comer por duas semanas e os socorristas não sabem onde ele está.
A deflagração obstruiu o duto de ventilação da mona e danificou o teleférico que permitia que os mineiros subissem à superfície.
Os socorristas tentam há duas semanas resgatar os trabalhadores bloqueados a várias centenas de metros no subsolo e ameaçados pela elevação das águas.
Um contato foi estabelecido há uma semana com eles, e graças a um cabo metálico introduzido por meio de um duto perfurado na rocha, os socorristas conseguiram enviar alimentos, remédios e telefones a esse grupo de mineiros encontrados.
Na manhã de domingo, os enormes obstáculos que obstruíam o duto de ventilação caíram para o fundo, o que facilitou o resgate dos mineiros.
"Cada mineiro (resgatado) recebe cuidados especiais e é acompanhado por uma equipe médica, com apoio psicológico", disse o prefeito de Yantai.
"Quanto aos mortos, equipes da polícia forense estão retirando amostras de DNA para confirmar sua identidade", enfatizou.
O prefeito também prometeu esclarecer as causas da tragédia na mina que pertence à empresa local Shandong Wucailong Investment.
"Vamos acelerar a investigação das causas do acidente (...) para dar às famílias dos mortos e a todos explicações satisfatórias o mais rápido possível", enfatizou Chen Fei.
Os socorristas perderam tempo vital logo após o acidente, pois o incidente só foi notificado no dia seguinte.