INTERNACIONAL

Emboscada dos talibãs mata 25 membros das forças de segurança no Afeganistão

Ao menos 25 membros das forças de segurança afegãs morreram em uma emboscada atribuída aos talibãs no nordeste do país, anunciaram as autoridades nesta quarta-feira

AFP
21/10/2020 às 06:49.
Atualizado em 24/03/2022 às 10:13

Ao menos 25 membros das forças de segurança afegãs morreram em uma emboscada atribuída aos talibãs no nordeste do país, anunciaram as autoridades nesta quarta-feira.

"Estavam a caminho de uma operação no distrito quando foram atacados pelos talibãs", afirmou à AFP Jawad Hejri, porta-voz do governador da província de Takhar.

"Os talibãs assumiram posições nas casas da região e executaram uma emboscada contra nossas forças", completou. "Os combates continuam e os talibãs também sofreram muitas baixas".

Abdul Qayum, diretor do serviço de saúde da província, confirmou o ataque, mas anunciou um balanço de 34 membros das forças de segurança mortos.

Os talibãs não reagiram às informações. O grupo insurgente e o governo dos Estados Unidos assinaram em fevereiro um acordo histórico apos 19 anos de guerra.

Washington se comprometeu a retirar todos os militares do Afeganistão e, em troca, os talibãs prometeram não permitir que grupos terroristas operem a partir dos territórios que controlam, não atacar cidades e iniciar conversações de paz diretas com o governo de Cabul.

Mas as negociações afegãs começaram apenas em setembro em Doha, no Catar, e a violência não diminuiu no Afeganistão. Por sua vez, as forças americanas prosseguiram com a retirada como estava planejado.

str-us-jds/ecl/fox/pc/zm/fp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por