Na primeira noite da Operação Inverno, 54 pessoas foram encaminhadas (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
Em três noites, desde o início da Operação Inverno na terça-feira (17), em média 59 pessoas em situação de rua foram acolhidas em abrigos emergenciais para a pernoite. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), intensificou as ações com a oferta de 100 vagas em dois abrigos: o Centro Paralímpico e o Núcleo de Acolhimento Califórnia.
Na primeira noite, 54 pessoas foram encaminhadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Guarda Civil Municipal. Na quarta-feira, 18/05, noite mais fria dos últimos dias, 65 aceitaram a pernoite, enquanto ontem, quinta-feira, 19/5, foram 59 pessoas.
“Existe todo um trabalho de convencimento para que as pessoas em situação de rua aceitem a pernoite. Nos locais estamos disponibilizando, além de uma cama quentinha, lanche, café da manhã e produtos de higiene. Nosso objetivo é proteger essa população quanto aos riscos de hipotermia e encaminhá-los à rede socioassistencial”, explicou a titular da pasta, Euclidia Fioravante.
As abordagens foram ampliadas até às 23h e, após este horário, conta com o apoio da Guarda Civil Municipal nos locais de concentração das pessoas em situação de rua.
O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), considerado a porta de entrada para os serviços da rede também reforçou os encaminhamentos para as vagas.
A população poderá solicitar o atendimento por meio dos telefones do Seas (19) 99446-4389, (19) 99446-5654 ou 153, Guarda Civil Municipal.