INTERNACIONAL

Em Delaware, Joe Biden faz primeira aparição de campanha com Kamala Harris

O candidato democrata Joe Biden aparecerá em Delaware nesta quarta-feira, juntamente com sua recém-escolhida companheira de chapa Kamala Harris, marcando uma virada na campanha presidencial em que Harris busca entrar para a história como a primeira mulher a alcançar a vice-presidência dos Estados Unidos

AFP
12/08/2020 às 14:36.
Atualizado em 25/03/2022 às 16:48

O candidato democrata Joe Biden aparecerá em Delaware nesta quarta-feira, juntamente com sua recém-escolhida companheira de chapa Kamala Harris, marcando uma virada na campanha presidencial em que Harris busca entrar para a história como a primeira mulher a alcançar a vice-presidência dos Estados Unidos.

Na terça-feira, Biden pôs fim às expectativas ao anunciar que Harris, senadora negra que representa a Califórnia, será seu segundo no comando na disputa contra o presidente Donald Trump, decisão qualificada como histórica.

Antes de Harris, duas mulheres concorreram à vice-presidência, Geraldine Ferraro em 1984 e Sarah Palin em 2008, mas nunca antes houve uma candidata negra ou sul-asiática como Harris.

"Kamala Harris é filha de dois imigrantes orgulhosos, sua mãe da Índia e seu pai da Jamaica, que a educaram para agir. E é exatamente isso que este momento exige: ação", disse Biden nesta quarta-feira no Twitter.

Aos 55 anos, Harris está em uma posição privilegiada para a campanha de 2024, já que Biden, de 77 anos, deu a entender que, se vencer, pode não concorrer a um segundo mandato.

A aparição desta quarta-feira é a primeira de ambos os políticos, que até para o anúncio aderiram ao formato virtual que tem marcado essa campanha pandêmica.

Na manhã desta quarta-feira, Biden postou um vídeo em que faz uma videochamada com Harris e pergunta se ela está pronta e ela responde: "Estou pronta para trabalhar".

A aparição desta quarta-feira antecede a Convenção Democrata que começa na próxima segunda-feira, onde Biden e Harris serão formalmente ungidos como candidatos.

No entanto, este evento não terá a pompa de outros anos, pois será em grande parte virtual devido à pandemia.

Uma semana depois, o presidente Donald Trump receberá a confirmação de seu partido e com isso a campanha entra na reta final com três debates marcados até 3 de novembro.

A escolha de Harris, um rosto conhecido que é uma aposta segura, tem o objetivo de incentivar o voto de comunidades negras que podem ser cruciais em vários estados-chave para chegar à Casa Branca e que foram fundamentais na campanha de Biden durante as primárias.

Com os protestos em massa contra o racismo após a morte de George Floyd, um negro americano assassinado por um policial branco em 25 de maio, aumentaram as expectativas de que Biden nomearia uma mulher afro-americana para acompanhá-lo.

No entanto, na questão da brutalidade policial, Harris foi criticada por não ter intervindo em muitos casos envolvendo policiais durante sua carreira.

Com a opção por Harris, caracterizada por sua eloquência e estilo discursivo polido quando era procuradora-geral da Califórnia e nas audiências como senadora, Biden obedeceu o principal critério na escolha de vice-presidente, que é "não gerar dano".

Todas as suas habilidades serão postas à prova no debate sobre o candidato à vice-presidência, a ser realizado em 7 de outubro em Utah.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por