INTERNACIONAL

EasyJet causa indignação ao apresentar a Calábria como terra de mafiosos

Um anúncio da Easyjet em que apresenta a região da Calábria como terra de mafiosos e terremotos, provocou indignação na Itália

AFP
23/06/2020 às 13:03.
Atualizado em 27/03/2022 às 16:05

Um anúncio da Easyjet em que apresenta a região da Calábria como terra de mafiosos e terremotos, provocou indignação na Itália. Razão pela qual a companhia aérea britânica teve que modificá-lo e se desculpar.

"Para obter uma visão autêntica da agitada vida italiana, não há nada melhor do que viajar para a Calábria. É uma região sem turistas porque sua história é marcada por atividades da máfia e por terremotos e não possui cidades icônicas como Roma e Veneza que atraem os fanáticos de Instagram", escreveu a EasyJet para apresentar seu itinerário ao Lamezia, o principal aeroporto da região.

A Calábria, que ocupa a "ponta" da península em forma de bota do país, abriga importantes restos arqueológicos da Magna Grécia, de modo que o anúncio provocou polêmica e controvérsia.

O ministro da Coesão Territorial, Peppe Provenzano, pediu à Easyjet um pedido de desculpas à região e a todo o país.

"Uma só palavra para Easyjet: vergonha! A Calábria é uma terra maravilhosa, com pessoas excepcionais. A Calábria é uma terra acolhedora e que, com todo o respeito por quem escreve o contrário, não sofre com a ausência de turistas", reagiu no Twitter Ernesto Magorno, senador do partido Italia Viva.

Por sua parte, a presidente da região da Calábria, Jole Santelli, chamou a operação comercial da empresa de aviação de "pseudo marketing", "agressivo, míope e com um claro tom racista".

"Uma soma de preconceitos indescritíveis", afirmou depois de enviar uma carta de protesto à empresa.

A Easyjet rapidamente se desculpou e mudou o texto.

"A EasyJet pede desculpas a todos os calabrianos e à região da Calábria pela descrição (...) A intenção original do texto era sublinhar que a Calábria é uma terra que é subvalorizada no exterior do ponto de vista turístico", explicou a empresa em uma declaração enviada às agências de notícias italianas.

"A Calábria é uma terra muito importante para nós, que a amamos e queremos promovê-la com vários voos para Lamezia Terme. Isso é demonstrado pelo fato de que o primeiro voo em 15 de junho após o confinamento pelo coronavírus é precisamente para o aeroporto de Lamezia Terme", enfatiza a nota.

cco-kv/mb/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por