Os dois prodígios do Dortmund, Jadon Sancho e Erling Haaland, deram ao Borussia uma vitória crucial sobre o Leipzig (3-1), neste sábado, pela 15ª rodada, permitindo ao Bayern de Munique permanecer isolado no topo da tabela, apesar da derrota fora de casa na sexta-feira para o Borussia Mönchengladbach (3-2)
Os dois prodígios do Dortmund, Jadon Sancho e Erling Haaland, deram ao Borussia uma vitória crucial sobre o Leipzig (3-1), neste sábado, pela 15ª rodada, permitindo ao Bayern de Munique permanecer isolado no topo da tabela, apesar da derrota fora de casa na sexta-feira para o Borussia Mönchengladbach (3-2).
O inglês Sancho abriu o placar aos 55 minutos e o norueguês Haaland ampliou marcando duas vezes (71 e 84). Outro atacante norueguês, Alexander Sorloth, diminuiu para o Leipzig aos 90 minutos.
Na classificação, o Bayern de Munique continua na liderança com 33 pontos, à frente de Leipzig (31 pontos) e do Bayer Leverkusen (29 pontos). O Borussia (28 pontos) chega ao pelotão da frente, em 4º lugar, na "zona da Liga dos Campeões".
A defesa de Leipzig, que sofreu apenas nove gols em 14 jogos da Bundesliga (três deles contra o Bayern), desta vez sucumbiu aos talentos individuais dos jovens atacantes do time aurinegro.
Para o Dortmund, que estava a 8 pontos do líder no início do confronto, esta partida era fundamental para suas ambições na competição. Após a demissão de Lucien Favre em meados de dezembro, o time não havia decolado.
"Todos sabiam que era um jogo crucial para nós. Mostramos uma boa reação e merecíamos esta vitória", disse o meia Emre Can.
O Dortmund chutou a gol uma vez no primeiro tempo. O Leipzig em três.
O jogo mudou na segunda etapa. Aos 55, Haaland, que só havia tocado a bola cinco vezes nos primeiros 45 minutos, acelerou pela direita, encontrou Marco Reus, que tocou para Sancho finalizar rasteiro de direita fazendo 1 a 0.
O jogo acendeu com esse gol. Haaland pelo Dortmund e o espanhol Dani Olmo pelo Leipzig acertaram a trave. Em seguida, Haaland, com sua habitual força, finalizou com uma cabeçada após um cruzamento de Sancho e fez 2-0.
Logo depois, o astro norueguês marcou seu 35º gol em 34 jogos desde sua chegada a Dortmund, driblando o goleiro Peter Gulacsi (84) para decretar a vitória.
Depois de 30 jogos consecutivos sem vencer na Bundesliga, o Schalke quebrou a maldição ao derrotar o Hoffenheim por 4 a 0 graças a um hat-trick do jovem americano Matthew Hoppe e um gol do marroquino Amine Harit.
No último momento, o Schalke conseguiu evitar se igualar ao Tasmania Berlim, que detém o indesejável recorde do campeonato alemão, com uma série de 31 jogos sem vitórias em 1965-66.