Dezembro Laranja

Dermatologista fala sobre prevenção ao câncer de pele

De acordo com dados publicados em fevereiro deste ano pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025

Da Redação
15/12/2023 às 07:49.
Atualizado em 15/12/2023 às 07:49
Médico Gabriel Guido fala sobre a importância da prevenção diante de um dos cânceres de maior incidência no País (Divulgação)

Médico Gabriel Guido fala sobre a importância da prevenção diante de um dos cânceres de maior incidência no País (Divulgação)

O câncer de pele ganha destaque em dezembro, mês de conscientização sobre a doença, e o dermatologista do plano Santa Casa Saúde Piracicaba, Gabriel Guido, fala sobre a importância da prevenção diante de um dos cânceres de maior incidência no País. "O Dezembro Laranja foi criado para ampliar a compreensão sobre os riscos do câncer de pele e a importância da prevenção", enfatiza o dermatologista. "É fundamental disseminar informações sobre a exposição ao sol, os tipos de cânceres de pele e as medidas preventivas". 

De acordo com dados publicados em fevereiro deste ano pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. No Brasil o câncer de pele não melanoma é o tumor mais frequente em ambos os sexos, correspondem a 30% de todas as neoplasias malignas. “O clima tropical, a ideia de beleza associada ao bronzeamento, além do trabalho ao ar livre por exemplo na construção civil, favorecem a exposição excessiva a radiação solar”, alerta o médico. 

O dermatologista explica que os tipos mais comuns de câncer de pele são o carcinoma basocelular (aparece em áreas expostas ao sol, como rosto e pescoço, e raramente se espalha para outras partes do corpo); carcinoma espinocelular (também associado à exposição solar, afeta áreas como rosto, orelhas, lábios e mãos, podendo se espalhar para outras áreas do corpo); e o melanoma (tipo mais perigoso que cresce a partir de células que produzem melanina e pode se desenvolver rapidamente em qualquer parte do corpo, mesmo em áreas não expostas ao sol). 

O especialista destaca que a exposição solar excessiva sem proteção adequada é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Entre as dicas do dermatologista estão a necessidade da proteção solar. “Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, e reaplique a cada duas horas ou após nadar/suar. Usar roupas protetoras, chapéus e óculos de sol também ajudam. Além disso, é importante evitar a exposição ao sol. Procure ficar na sombra, especialmente entre 10h e 16h, quando os raios UVB são mais intensos”, disse o dermatologista, ao salientar ainda a necessidade de realizar o autoexame.

“Fique atento a quaisquer alterações na pele, como novas pintas, manchas, feridas que não cicatrizam ou mudanças em pintas existentes. Consulte um dermatologista regularmente”, ressalta Gabriel. 

Se houver suspeita ou diagnóstico de câncer de pele, é fundamental buscar orientação médica o mais rápido possível para avaliação e tratamento adequados. O câncer de pele é uma preocupação global, mas a conscientização e a educação são passos necessários para reduzir sua incidência. "É preciso promover a conscientização e incentivar ações preventivas, visando a saúde e o bem-estar da população", conclui o dermatologista. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por