Encontro Bebel destacou a importância do turismo como fomentador de emprego (Divulgação)
A deputada estadual Professora Bebel (PT) colocou como prioridade do seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a aprovação de projeto de lei 39/2021, de sua autoria que transforma Piracicaba em Município de Interesse Turístico (MIT).
A própria deputada confirmou essa prioridade nesse início do seu segundo mandato em encontro que teve na tarde da última segunda-feira, 8, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, e com a diretora de Turismo de Piracicaba, Alessandra Freire dos Reis, no prédio do Centro Cívico. "Temos um acordo para cada deputado estabelecer dois projetos como prioridade, e o MIT é a minha principal prioridade", assegurou.
No encontro, que também contou com as participações do diretor do Aeroporto de Piracicaba, Marcelo Kraide, e do diretor regional do Sindireceita, Marcos Petri, a deputada Bebel lembrou que o projeto já era para ter sido votado no final do ano passado, mas que isso não ocorreu porque não ouve acordo com o então deputado Roberto Morais, que tinha também um projeto com o mesmo teor tramitando na Casa, mas que ainda não estava apto e que não foi priorizado para ser votado. A deputada lembrou que desde o ano passado que o seu projeto está pronto para ser apreciado, com pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e do Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, ligada à Casa Civil do Governo de São Paulo. De acordo com Guidotti e Alessandra Reis, a expectativa é muito grande de que Piracicaba finalmente seja MIT.
Com a conquista do título, Piracicaba poderá receber recursos estaduais para investimentos em obras e melhorias do setor de turismo, assim como financiamentos, além de ganhar destaque no roteiro turístico estadual e nacional. De acordo com critérios do governo estadual, para obter a classificação de MIT, as cidades devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos.
Bebel destacou: “O turismo é um forte gerador de emprego e renda à população e, por isso, não tenho medido esforços para que a cidade receba essa classificação”. Ela observou, ainda, que a documentação para a inclusão de Piracicaba no MIT é resultado do trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo da cidade, composto por representantes do poder público e privado, que foi o responsável por captar e atualizar toda documentação necessária para dar respaldo à propositura protocolada na Alesp.