Mirante Shopping

Demolições de prédios na antiga Fábrica Boyes

O Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) autorizou a demolição de prédios que já sofreram descaracterizações internas e externas e que impossibilitam a valorização de qualquer legado arquitetônico, localizados na antiga Fábrica Boyes, espaço onde será construído um shopping

Da Redação
17/10/2023 às 07:39.
Atualizado em 17/10/2023 às 07:41

Sem qualquer preservação, os prédios tombados pelo Codepac estão bastante deteriorados (Mateus Medeiros)

A Prefeitura de Piracicaba confirmou ontem que o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) aprovou o projeto de construção de um shopping nas instalações da antiga Fábrica Boyes, estando previstas as demolições de alguns prédios que já sofreram descaracterizações internas e externas, impossibilitando a valorização de qualquer legado arquitetônico.

Em nota, a Prefeitura ressalta que “a autorização para o projeto do imóvel foi concedida pelo Codepac em 2013, com alvará de Obras emitido em 2015. Agora, houve aprovação do empreendimento em Reunião Extraordinária do Codepac de 16 de junho de 2023. Para análise da proposta foi criada uma Comissão com conselheiros formados em Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, a qual fez vários encontros durante 1 ano e meio para debater o projeto”.

O atual projeto do Mirante Shopping manteve parte do programa apresentado e aprovado anteriormente, e também a intenção de preservar os mesmos edifícios e elementos arquitetônicos considerados relevantes para o conjunto, além de incluir elementos solicitados pelo Codepac.

Segundo a Prefeitura, para aprovação, o Codepac observou que a proposta do empreendimento em relação à preservação do patrimônio industrial remanescente, por meio da realização de restauro e novos usos para o local, que se encontra sem função social há décadas, é vantajosa para o município. A maior parte da estrutura será mantida. Os prédios que não serão mantidos, entre outros fatores, já sofreram descaracterizações internas e externas, que impossibilitaram a valorização de qualquer legado arquitetônico.

Contextualização
Ainda, diz nota da Prefeitura, “o conjunto fabril da antiga fábrica da Cia. Boyes foi tombado com as demais edificações do SHU (Sítio Urbano Histórico) Rua do Porto da maneira em que se encontrava em 2004, a qual se mantém. A legislação vigente em 2004, ano do tombamento, não previa graus diferenciados de preservação, antevendo somente o tombamento integral dos imóveis, ficando sempre a critério do colegiado, após análise de projetos, a aprovação ou a recusa de obras que eventualmente viessem a descaracterizar os imóveis tombados, ou seu entorno imediato, procedimento este que foi modificado com a nova legislação de 2005, ainda vigente, apesar de alterada pela de 2010, para os imóveis tombados a partir desta data, com níveis diferenciados de preservação”.

Para o conjunto remanescente da antiga Fábrica Boyes, deverá ser observado o grau P2 de preservação: P2 - imóvel partícipe de conjunto arquitetônico, cujo interesse histórico está em ser parte do conjunto, devendo seu exterior ser totalmente conservado ou restaurado, mas podendo haver remanejamento interno, desde que sua volumetria e acabamentos não sejam afetados, de forma a manter-se intacta a possibilidade de aquilatar-se o perfil histórico urbano (LC 171/05).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por