Uma delegação do Talibã viajou ao Catar para iniciar discussões de paz históricas com o governo afegão, informou neste sábado (5) um porta-voz do grupo à AFP.
"Todos os membros da nossa equipe de negociação chegaram a Doha. As discussões começarão após a resolução de pequenos problemas técnicos", explicou Suhail Shaheen.
Planejado para março, o início do diálogo de paz sem precedentes entre as duas partes foi adiado várias vezes por divergências sobre uma troca de prisioneiros, atualmente praticamente concluída.
Embora as negociações devessem começar em Doha logo após o término do intercâmbio, uma data de início ainda não foi definida.
Durante esse tempo, uma equipe do Talibã viajou recentemente ao Paquistão para discutir o processo de paz com Islamabad.
Os negociadores do governo afegão, por sua vez, ainda estavam em Cabul neste sábado, mas uma equipe de logística chegou a Doha no início da semana.
A delegação de Cabul está, no entanto, preparada para negociações, disse Faraidoon Khwazoon, porta-voz do Alto Conselho para a Reconciliação Nacional, o órgão governamental que supervisiona o processo de paz.
"A libertação dos presos acabou e não há mais desculpa para atrasar as negociações", tuitou neste sábado.
O início das negociações faz parte de um acordo firmado em fevereiro no Catar entre os Estados Unidos e o Talibã, que não foi ratificado por Cabul, que confirma a retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão até meados de 2021.
emh/ecl/eb/ial/bc/es/mr