A indústria vacilante de notícias nos Estados Unidos está se preparando para um novo golpe econômico com a nova pandemia de coronavírus, justamente quando as pessoas mais precisam de informações confiáveis
A indústria vacilante de notícias nos Estados Unidos está se preparando para um novo golpe econômico com a nova pandemia de coronavírus, justamente quando as pessoas mais precisam de informações confiáveis.
Espera-se que o impacto seja especialmente difícil para o setor dos jornais, que na última década viu 2.000 publicações desaparecerem e sofreu a perda de metade de seus empregos.
As empresas jornalísticas serão afetadas pela queda na publicidade em meio a uma crise econômica e ao provável declínio na receita de assinaturas, à medida que os leitores cortarem os gastos, dizem os analistas.
As conferências e eventos que alguns veículos promovem para complementar sua renda certamente desaparecerão com a emergência sanitária.
Gabriel Kahn, professor de jornalismo da Universidade do Sul da Califórnia, que segue as tendências econômicas do setor, disse que o período de crise econômica a curto prazo "é muito ruim" para os meios de comunicação que dependem de receita publicitária.
"Para os atores locais menores, é um golpe direto do qual podem não se recuperar", disse ele.
O semanário gratuito The Stranger, da cidade de Seattle, alertou na semana passada sobre uma crise iminente e solicitou doações de leitores.
"Cerca de 90% de nossa receita está diretamente relacionada a reuniões e eventos. A situação do coronavírus praticamente eliminou essa receita de uma só vez", afirmou.
Ao mesmo tempo, essa pandemia oferece "uma oportunidade" para recuperar a confiança dos leitores, afirma Damian Radcliffe, professor de jornalismo da Universidade do Oregon.
"Em momentos de crise, as comunidades precisam mais do que nunca de um jornalismo confiável e informado", enfatizou.
Kahn concorda que, para muitas redações, "este é o momento em que podem desenvolver uma conexão com o público e marcar seu valor".
Joseph Lichterman, chefe de estratégia editorial e digital do Instituto Lenfest, proprietário do jornal The Philadelphia Inquirer, concordou, enfatizando a importância da mídia local.
"As pessoas tendem a confiar mais na mídia local do que na mídia nacional, então querem ter empresas de notícias locais fortes", disse ele.
Algumas pesquisas apontaram a importância da mídia local para lidar com uma epidemia, entre outros assuntos de interesse público.
Um estudo de 2018 realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte observou que o Centro de Controle de Doenças (CDC) depende de notícias locais para monitorar o progresso de muitas doenças.
"O CDC confia nas notícias dos jornais locais para ter um sistema de alerta precoce, essencial para conter a propagação", diz o relatório. "As redes sociais são muito menos confiáveis", ressalta.