Novo projeto

Convênio pode ser solução para a falta de médicos

Uma parceria com médicos do setor privado pode ser a solução para a falta de profissionais na rede municipal de saúde. A proposta foi anunciada ontem pelo prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde Filemon Silvano. O atendimento seria nos consultórios e a tabela do Cismetro

Romualdo Cruz Filho
08/12/2022 às 07:23.
Atualizado em 08/12/2022 às 07:23
Secretário Filemon Silvano e prefeito Luciano Almeida apresentaram o novo projeto para enfrentar a falta de médico. Sérgio Furtuoso esteve representando a Unimed Piracicaba (Mateus Medeiros)

Secretário Filemon Silvano e prefeito Luciano Almeida apresentaram o novo projeto para enfrentar a falta de médico. Sérgio Furtuoso esteve representando a Unimed Piracicaba (Mateus Medeiros)

O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde Filemon Silvano anunciaram ontem (7) um novo projeto para enfrentar a falta de médicos na rede pública de saúde. Trata-se de um convênio ao estilo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana (Cismetro), em que todos os médicos da cidade estão convidados a firmar acordo de prestação de serviço com o município para realização de atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), em seus próprios consultórios. 

Sendo que o pagamento de cada consulta segue a tabela do Cismetro, que já funciona em pelo menos 26 municípios da região. "Não será o valor da consulta privada", disse Almeida, "mas também não será tabela SUS, que é muito baixo. Será um valor que viabilize a parceria e o setor privado possa contribuir para superarmos esse grande gargalo, cumprindo assim sua parcela de ajuda no enfrentamento desse grande problema social", explicou Almeida.

A diferença do convênio local é que ele estará inicialmente voltado a atender exclusivamente Piracicaba, com médicos da cidade e com gestão das consultas ofertadas pela SMS. O representante da Unimed, Sérgio Furtuoso, garantiu que o hospital integrará o convênio e está fazendo estudos internos para poder dimensionar exatamente quantas consultas e exames poderá ofertar por mês e em quais especialidades. 

"Temos apoiado o governo municipal em todas as iniciativas possíveis na área de saúde e com esta não será diferente. Para dar conta desta demanda, estamos estudando as janelas disponíveis para encaixes, o que possibilitará o atendimento de todos os nossos usuários e também ampliar a nossa parcela de contribuição social à cidade", disse. 

Almeida acredita que até o início do ano que vem já terá um volume de adesão para iniciar a oferta de serviços à população ampliada pelo convênio. Está sendo feita também uma triagem para se chegar ao número exato de pessoas que estão na fila de espera por exames e consultas. Hoje, a maior demanda está relacionada à cardiologia, neurologia e pediatria. O novo aplicativo, que está sendo desenvolvido pela rede pública de saúde para fazer a interface entre o usuário SUS e a rede pública, deve ampliar a qualidade do sistema, dando mais eficiência ao convênio e reduzir o absenteísmo.

OSS

O prefeito disse também estar otimista com o processo de licitação para contratar uma nova Organização Social de Saúde (OSS), que fará a gestão completa das UPAs Vila Sõnia e Vila Cristina. "Temos 16 empresas inscritas, algumas de alto padrão e queremos com isso ter nossos serviços de urgência e emergência no padrão de qualidade do Hospital Regional, por exemplo, que também é administrado por uma OSS, a Fascamp. Esperamos que isso ocorra também até o início de 2023", disse.

Com a nova OSS, que terá a responsabilidade de montar um novo quadro de profissionais de saúde para essas duas unidades, como médicos, enfermeiros, auxiliares e pessoal de limpeza e administrativo, os profissionais atuais (contratados pela prefeitura) que cumprem essas funções estarão disponível para compor as duas outras UPAs (Vila Rezende e Piracicamirim). "Teremos então uma nova realidade no atendimento em nossa estrutura de urgência e emergência", concluiu o prefeito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por