INTERNACIONAL

Confira a vacinação anticovid dos professores ao redor do mundo

A recomendação de vacinação anticovid prioritária aos professores feita em dezembro pela Unicef teve uma recepção muito desigual no mundo

AFP
13/03/2021 às 15:44.
Atualizado em 22/03/2022 às 09:11

A recomendação de vacinação anticovid prioritária aos professores feita em dezembro pela Unicef teve uma recepção muito desigual no mundo. Aplicada pela Itália, Portugal e Estados Unidos, enquanto países como Peru, França ou Noruega optaram por outros critérios de saúde.

O Chile começou a vacinar seus professores em meados de fevereiro com o objetivo de reabrir escolas no início do ano letivo em 1º de março.

Mais de 513.600 professores, auxiliares, educadores de infância, gestores de educação, diretores de escolas e funcionários de cantinas devem receber a vacina.

O Peru, que enfrenta uma escassez de vacinas, não planejou incluir professores na primeira fase de vacinação, que inclui profissionais da da saúde, militares e pessoas com mais de 80 anos. O motivo da exclusão é que as aulas não são presenciais, devido ao alto índice de infecção.

Os professores do ensino fundamental e médio começaram a ser imunizados no final de fevereiro, mas fazem parte do segundo grupo de vacinação, depois da prioridade dada aos trabalhadores da saúde. A Espanha não fechou suas escolas desde o início do ano letivo em setembro.

Nos Estados Unidos, onde cada estado administra sua própria campanha de vacinação, os professores estão entre os grupos prioritários, depois dos trabalhadores de saúde e asilos.

A França não escolheu priorizar seus 900.000 professores. A vacinação contra covid-19 é reservada para maiores de 75 anos, profissionais de saúde e pessoas anos com comorbidades.

Os professores estão entre as categorias prioritárias. Até sexta-feira, 532.050 professores e funcionários de escolas receberam pelo menos uma dose do medicamento, das 6,2 milhões de doses administradas no país em todas as categorias, segundo o Ministério da Saúde.

Na Alemanha, onde a educação é responsabilidade dos estados regionais, o ministro da Saúde e os chefes das "terras" concordaram que os professores primários têm prioridade na vacinação.

Em Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, começaram as vacinações dos professores. Na Baixa Saxônia, as autoridades de saúde deram seu sinal verde para professores do ensino fundamental. Na Baviera, a previsão é que seja em abril.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por